Um dos garotos, de 10 anos de idade, resolveu levar o animal para casa e manter sob sua guarda. A notícia sobre a captura do animal se espalhou rápido e chegou ao conhecimento da Polícia que, de imediato, enviou ao local uma equipe de guardas. "Recebemos a informação por telefone e resolvemos checá-la. Na casa indicada encontramos o jacaré", disse o capitão da Polícia Militar, Ribamar Feitosa, comandante da 3ª Companhia de Policiamento de Russas.
O réptil foi levado para a sede da instituição militar, onde ficou recolhido até a manhã de ontem. "O animal foi entregue aos policiais da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA), que deverá encaminhá-lo ao Ibama", disse.
Apesar da formação ainda jovem, o animal, segundo o sargento João Alberto, apresenta grande riscos. "Se for melindrado ou estiver prestes a dar o bote, ele adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal", alertou o militar.
O capitão ainda não sabe de onde o animal foi originado. Ele acredita que deva ser de algum criadouro na região. "Vamos trabalhar agora para tentar descobrir de onde ele fugiu e se no local onde foi encontrado existem outros jacarés", disse ele.
Essa é a segunda vez em menos de seis meses que moradores se deparam com esse tipo de réptil. Em outubro do ano passado, pescadores da cidade de Granja, na região norte do Estado, encontraram um jacaré nas águas de uma lagoa existente naquele município, que recebe o fluxo do Rio Coreaú. O animal foi capturado e depois entregue ao Ibama.
De acordo com o comandante da CPMA, os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. "Ao contrário do que se pensa, o jacaré não é lento", advertiu. O jacaré é carnívoro e aceita tudo, desde que a alimentação oferecida seja à base de proteína animal. A exigência alimentar é de 10% do peso vivo ao dia, pois tem o metabolismo lento.
"O que mais assusta nesse animal é o tamanho de sua boca e a quantidade de dentes. Nesta fase, a mordida desse animal pode deixar sequelas para o resto da vida", alertou o militar.
A reprodução nos jacarés, em geral, ocorre de julho a outubro. Os filhotes nascem com a aparência dos pais, mas com apenas 25cm de comprimento. Nesta fase, a alimentação é de insetos, sapos, ratos e também peixes.
Fonte: Blog Wilson Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE ESSA MATÉRIA