segunda-feira, 18 de maio de 2009

Juazeiro do Norte - CE - Tristeza e revolta no sepultamento do advogado Cícero Emericiano

(18/05/2009)

O corpo do advogado Cícero Emericiano da Silva foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Centenas de parentes e amigos, principalmente advogados acompanharam o cortejo, participaram da Missa de corpo presente e vivenciaram as últimas homenagens ao colega de profissão. O clima é de revolta e consternação e a todo instante era possível ouvir alguém clamando por justiça.

A polícia continua investigando o assassinato do advogado, que foi morto por volta das 20h30min do último sábado quando chegava em sua fazenda junto com a esposa na localidade denominada Taboca de São Miguel no município de Aurora. Já tendo rendido o caseiro e sua mulher, três indivíduos aguardaram Emericiano chegar o qual praticamente foi recebido com um disparo de escopeta calibre 12 na cabeça. Em seguida, o trio fugiu na direção de Caririaçu.

A moto do caseiro que levaram, terminaram abandonando e a mesma foi encontrada na manhã de domingo num denso matagal há alguns quilômetros da fazenda. A polícia quase já descartou a tese de latrocínio e aponta na direção de um crime de pistolagem. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) recomendou à Secretaria de Segurança Pública do Ceará rigor e, ao mesmo tempo, pressa nas investigações. A polícia soube que, recentemente, algumas pessoas foram vistas rondando a fazenda do advogado e está tentando descobrir quem são.

Fotos: Cícero Valério

REPERCUSSÃO - De Barbalha, o colega advogado, Pedro Ivan Couto Duarte, disse que o seu falecimento prematuro deixa de luto o meio advocatício, "que há pouquíssimo tempo perdeu, igualmente de maneira violenta, o Dr. Djalma Cavalcante Bem, quando acompanhava um cliente e foi barbaramente assinado".

Também advogado, José Boaventura Filho, de Juazeiro do Norte, perguntou: "Quantos crimes violentos ainda teremos que suportar, para que alguma providência mais séria seja finalmente encaminhada?". Para ele, urge a necessidade de medidas rápidas e eficazes para barrar a escalada da violência na região do Cariri. "Nossa omissão só corrobora com a omissão estatal", sentenciou. De Salvador (BA), Rosane Cruz, disse ter sido funcionária de Emericiano no escritório daquela capital.

"Era um homem muito inteligente, humilde e esforçado. Não merecia ter a vida interrompida de maneira tão brusca. Fará muita falta à humanidade, pois quem o conheceu se orgulha por ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com alguém assim", acrescentou Rosane. Do município de Aurora, Cícero Herivelto, destacou o lado empreendedor do advogado, enquanto Naityllan Araujo Domingos, de Campo Formoso (BA) comentou que iria sentir muito a sua falta.

Para Michelly Oliveira, que foi vizinha do mesmo no município de Lavras da Mangabeira, tratava-se de "uma pessoa maravilhosa como ser humano". O empresário Pedro Jorge enviou suas condolências de Campina Grande (PB) lembrando que era amigo e compadre do mesmo. "Estava no ápice do sucesso e vem um marginal para tirar a sua vida com uma violência brutal", lamentou. A internauta do Miséria em Fortaleza, Silvana Couto, disse que, hoje, está com 21 anos e Emericiano era o seu padrinho.

Vanessa Regina confessou sua surpresa desde Aracaju (SE), onde o mesmo também possuía escritório. Já o médico Erich Lisboa, de Juazeiro, o conheceu como seu paciente. "Era um grande advogado e tenho certeza que o Estado deverá elucidar este homicídio bárbaro", disse. Já a advogada Vanda Lopes enviou comentário de Limoeiro do Norte lamentando o que está acontecendo com os profissionais da área do direito, enquanto o também advogado Anchieta Landim, de Fortaleza, almejou que a violência seja suprimida do nosso meio.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

Fonte: Miséria.com.br

******************************************