terça-feira, 24 de novembro de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Justiça acaba de proibir o governador de colocar o Metrô do Cariri em funcionamento

As estações ainda não estão prontas e, além disso, populares começam a se manifestar contra o fechamento de passagens de nível obstruindo ruas em pelo menos quatro cruzamentos em Juazeiro do Norte. Como se não bastasse, a justiça proibiu, agora pela manhã, o governador Cid Gomes de colocar os trens para rodar entre Juazeiro do Norte e Crarto. A sentença do juiz Gucio Carvalho Coelho acata o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará.

    Por meio dos promotores de Justiça de Juazeiro e Crato, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Élder Ximenes Filho, chegou ao judiciário uma ação civil pública com tutela antecipatória em caráter de urgência, determinando o Estado a não inaugurar e sequer iniciar a operação do chamado “Metrô do Cariri”. De acordo com a ação, isso só seria possível quando for colocada toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e “cruzes de Santo André” e dizeres respectivos (obedecendo a legislação de trânsito) em todas as passagens de nível ao longo da via férrea.

    No despacho que concede a antecipação da “tutela obstativa”, o juiz Gúcio Coelho determina aos órgãos responsáveis pela implantação e operacionalização do Metrô que se abstenham de por em operação e circulação as composições ferroviárias do Trem do Cariri como está sendo chamado, enquanto não houver sido comprovada perante o Judiciário a colocação de toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e “cruzes de Santo André”.
 Em sua sentença, o juiz arbitrou uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão judicial. O governador Cid Gomes havia anunciado, anteriormente, a pretensão de colocar os trens em funcionamento a partir desta terça-feira, dia 24 de novembro. Outro problema que o mesmo enfrente é a revolta popular com o fechamento de quatro cruzamento da via férrea como são os casos das ruas Todos os Santos, São Miguel, Das Flores e Delmiro Gouveia.   A informação sobre a decisão judicial foi comunicada a o Site Miséria pelo vereador Tarso Magno considerando bastante oportuna por questões de segurança. Ele concorda, inclusive, com o Ministério Público quando sugere a realização de campanhas educativas por parte dos órgãos competentes no sentido de orientar a população em torno do início das operações do Metrô bem antes que os mesmos comecem a circular entre Crato e Juazeiro. O MP quer ainda laudos técnicos e a listagem de cada um dos pontos em que a linha de ferro cruze com estradas, ruas ou avenidas.

Fotos: Cícero Valério

Por: Demontier Tenório

Fonte: Site Miséria

*********************************************

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA