segunda-feira, 9 de novembro de 2009

USINA EÓLICA DA TAÍBA: Polícia apura o acidente que matou dois operários

As vítimas caíram de uma altura de 70 metros quando instalavam uma torre de monitoramento e a estrutura desabou

Usina éolica: a torre de monitoramento que desabou e causou a morte dos operários era igual a da foto acima Foto: Kid Júnior

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar um acidente ocorrido na tarde do último sábado (7) e que causou a morte de dois operários que instalavam uma torre de monitoramento em uma usina eólica na praia da Taíba (Litoral Oeste), no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo João Marcos Macedo, que afirmou ser funcionário da empresa ´Servtec´ e o encarregado pelo serviço, os dois operários, Francisco Roberto Sales Gomes, 40; e Michael dos Santos Leite, 26, instalavam uma torre de monitoramento, no Morro do Chapéu, na Taíba.

Conforme o relato do funcionário, que já trabalha há um ano e meio na empresa, em determinado momento alguns cabos de aço de sustentação da torre romperam e a estrutura desabou junto com os dois operários. Algumas partes da torre onde são instalados equipamentos atingiram as vítimas, que morreram na hora.

João Marcos relatou que no momento do acidente Roberto e Michael usavam equipamentos de segurança como capacete e cintos de segurança. Ele afirmou não saber o que teria causado o acidente. "A perícia vai ser feita no local para saber porque os cabos romperam, causando a queda", disse. Questionado sobre os proprietários da empresa, ele afirmou que eles estavam dando todo apoio aos familiares, mas não poderia informar o telefone dos patrões.

A equipe do Diário do Nordeste foi até o local do acidente, mas não encontrou nenhum responsável. Tentamos contato em outra usina eólica de propriedade do grupo ´Servitec´, mas o funcionário que atendeu a reportagem disse o fato não havia ocorrido lá e que não havia ninguém ali para falar sobre o caso. Tentamos ainda contato telefônico, mas ninguém atendeu.

Na delegacia de São Gonçalo do Amarante, um inspetor afirmou que o caso foi registrado no plantão e ele não tinha detalhes sobre a investigação. Na manhã de ontem, segundo moradores das proximidades do local do acidente, outros operários foram até lá, levantaram a torre e foram embora. O moradores disseram também que a mesma torre já havia desabado antes.

Translado
O irmão de Michael, que não quis se identificar, afirmou que o parente era natural de São Luis do Maranhão e o corpo seria levado para lá.

Já os parentes de Roberto não estiveram no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), onde funciona provisoriamente a Coordenadoria de Medicina Legal (CML), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), enquanto a reportagem do Diário esteve no local.

Fonte: DN

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA