domingo, 15 de novembro de 2009

AGORA SÃO 10 BARCOS ILEGAIS APREENDIDOS: Icapuí é palco de novo conflito

Mais uma embarcação é apreendida pelos pescadores de Icapuí. Sobe para 10 o número de barcos capturados

Protesto na rodovia: em 8 de julho, os pescadores artesanais de Redonda, em Icapuí, chegaram a queimar um barco durante uma manifestação contra a pesca predatória Foto: Melquíades Júnior

A cena se repete no litoral Leste com apreensão de mais um barco de pesca em Icapuí feito pelos pescadores da comunidade de Redonda. O barco foi capturado às 5 horas da manhã de ontem. Os quatro tripulantes da embarcação pescavam predatoriamente lagosta com compressor. Eles possuiam licença somente para pesca de peixes ornamentais.

Segundo o pescador Raimundo Nonato da Costa,35 anos, o proprietário do barco apreendido em Icapuí já tinha sido advertido duas vezes, porém nada tinha sido encontrado. "Desta vez, além do compressor, encontramos duas caixas de gelo para colocar a lagosta, e resíduos do marisco por todo o barco".

De acordo com o pescador, a comunidade resolveu não queimar a embarcação (como geralmente é feito), e, sim, colocar em cima do morro, para servir como exemplo, para o resto da população. "Com esse, já somam dez barcos, que pegamos pescando ilegalmente". A contagem começou em, junho deste ano quando iniciaram protestos que chegaram a parar a rodovia.

Ele informou ainda, que somente nos meses de outubro e novembro foram capturados quatro barcos, mas nenhum foi queimado. "A decisão de fiscalizarmos é porque o Ibama, além de não conhecer os barcos que pescam ilegalmente, só os prendem se houver o flagrante".

Raimundo explicou que a cada dia a captura do marisco fica mais escassa, por conta da pesca predatória e, quando vão puxar os manzuás, muitos deles vêm com animais mortos dentro de sacos plásticos.

"Além de pescarem ilegalmente, invadirem o nosso território, eles cortam nossos manzuás e colocam bichos mortos". A reportagem do Diário tentou contato com o Chefe da Fiscalização do Ibama, Rolfran Cacho Ribeiro, mas o celular permaneceu desligado até o fechamento desta edição.

Fique por dentro
Conflito antigo

Em 8 de julho deste ano, os pescadores de redonda atearam fogo a uma embarcação que pescava ilegalmente no litoral, o ato foi uma forma de protesto contra a pesca predatória que se intensifica na região. Devido a essa prática irregular, há muito os pescadores esqueceram a aparente calma e paciência, típicas dos homens do mar, para atuar numa fiscalização mais ostensiva da pesca predatória. A decisão se baseia nos problemas que a comunidade de pescadores artesanais têm enfrentado devido à concorrência desleal da pesca com o uso de redes de arrasto, compressores e marambaias.

O Ibama estima que existam entre 50 e 100 mil marambaias em todo litoral cearense, sendo a maioria no município de Icapuí.

Em operação realizada em outubro passado pelo órgão, em Icapuí, com as polícias Federal, Militar e Civil, foram cumpridos 28 mandados de busca para combater tráfico de lagosta miúda e outros crimes.

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA