segunda-feira, 2 de novembro de 2009

INSEGURANÇA PÚBLICA: Bandidos aterrorizam quatro cidades

Os assaltos têm causado medo nos Municípios de Santa Quitéria, Varjota, Reriutaba e Pires Ferreira. Polícia não tem estrutura

Assaltos à luz do dia, fugas e Polícia sem meios para combater a violência. Este é o quadro de insegurança que predomina, hoje, nos Municípios do Interior do Estado. Em quatro deles, a situação está ficando insustentável e as autoridades policiais da região pouco podem fazer para dar combate aos criminosos, devido à falta de meios.

Nas cidades de Reriutaba, Varjota, Pires Ferreira e Santa Quitéria, a ação dos bandidos tem desafiado a Polícia e, ao mesmo tempo, causando revolta e medo nos moradores. Em Reriutaba (a 270Km de Fortaleza), um comerciante foi atacado, há uma semana. Ele, sua família, os funcionários de seu estabelecimento comercial e até os vizinhos acabaram se transformando em reféns de dois homens. Todo o dinheiro que havia no ponto comercial foi levado. O dono preferiu não revelar a quantia. "Temos medo de dizer o valor e eles ou outros bandidos tentarem novo assalto", afirma o comerciante (identidade preservada). Em entrevista ao Diário do Nordeste, por telefone, na última quinta-feira, o comerciante demonstrou sua revolta diante da falta de meios para a Polícia atuar naquela região do Interior cearense.

"Os policiais não têm viatura para atender às ocorrências e, muito menos, sair na captura dos criminosos. Só tem um carro e vive quebrado. Eu mesmo já ajudei várias vezes com recurso para tirar a viatura do prego. Isso que está acontecendo aqui é um absurdo. Só tem veículos do Estado, da Secretaria da Fazenda e da CPRV para perseguir o cidadão nas estradas", afirma o comerciante. Dias depois do assalto em que virou refém dos ladrões, o comerciante não encontrou nenhuma providência da Polícia local e decidiu ir até a cidade de Sobral registrar ao menos um Boletim de Ocorrência (B.O.) do fato.

Outro comerciante da região revelou que os assaltos voltaram a ocorrer com muita constância entre os Municípios de Santa Quitéria e Varjota. "São assaltos que estão acontecendo na CE-366. Há alguns meses a Polícia fez um cerco e matou um chefe da quadrilha. Passaram alguns meses na calma, mas agora voltou tudo outra vez", reclama. Os alvos preferenciais dos bandidos são veículos de entrega e ônibus.

Violência

Temendo serem punidos pelo Comando, os policiais que trabalharam na região preferem não se identificar para a reportagem, mas afirmam que as condições de trabalho são realmente muito precárias e que, por conta disso, os bandidos sempre levam vantagem.

"Parece que os bandidos que estavam atacando em Fortaleza, se assustaram com o Ronda do Quarteirão e decidiram vir pra cá, onde podem praticar crimes sem temer a Polícia", disse outro comerciante da cidade de Reriutaba. "Também sabemos que muitos deles são daqui, foram para o Rio de Janeiro, lá se especializaram em crimes e, agora, voltaram para atacar nós aqui dessa região", completa.

Outro morador da região relembra casos de violência ocorridos ali. Em um deles, uma anciã foi assassinada durante o assalto dentro de coletivo.

O Comando da Polícia Militar informa que se encontra em análise, na Procuradoria do Estado (PGE), um projeto para o aumento de efetivo e a criação de novos batalhões e companhias da PM no Estado. Com a efetivação do aumento de unidades, a PM terá melhor condição e de atuar no combate ao crime nas cidades interioranas.

Está prevista no projeto a criação de batalhões de Polícia Militar em cidades como Itapipoca, que hoje conta com a apenas uma companhia subordinada ao 4º BPM (Canindé).

Na Região Norte do Estado, o responsável pelo policiamento é o 3º BPM (Sobral), que possui companhias nas cidades de Tianguá e Camocim, além da própria cidade de Sobral.

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA