quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acarape-CE: Prefeito derruba escola para reaproveitar tijolos

O material deverá ser usado, segundo a versão do prefeito Acélio Paulino (PMDB), na construção de uma garagem para um trator doado pelo Governo do Estado. Vereador de oposição ameaça investigar o caso

Mandar demolir uma escola para reaproveitar os tijolos em outra obra nunca deu tanta dor de cabeça. Desde que resolveu por abaixo uma escola municipal no distrito de Pau Branco, em Acarape, o prefeito José Acélio Paulino (PMDB) tem enfrentado a ofensiva do vereador Paulo Roberto Tinoco (PR), que ameaça requerer uma investigação parlamentar para apurar possíveis irregularidades.

A família de Tinoco possui terreno e imóvel próximos a escola essa família que vendeu à Prefeitura o terreno onde a escola foi construída, há mais de 20 anos. O vereador argumenta que a escola era um equipamento público e, por isso, o prefeito não poderia demolir sem a autorização da Câmara Municipal. Já o prefeito argumenta que não havia necessidade de reabrir a escola porque, segundo ele, lá perto ``não mora mais ninguém``.

Ontem à tarde, O POVO foi até o local, constatou a demolição da escola e lá encontrou o vereador Tinoco que, em meio aos destroços, reclamava indignado contra a demolição.

Minutos depois, chegou ao local o secretário de Obras da Prefeitura, José Nilton Batista, o homem que recebeu ordem do prefeito para derrubar o prédio. Às vistas da reportagem do O POVO, o vereador o interrogou: ``Esses tijolos que estão sendo tirados desse patrimônio público estão sendo levados para onde, hein?``, disse.

``É para a reforma da sede do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)``, respondeu o secretário. Enquanto o vereador dizia que a escola estava fechada há ``pouco`` tempo, o secretário José Nilton sustentava que há mais de 20 anos a escola estava sem funcionar.

Diante do desencontro de informações, Nilton sugeriu ao vereador e à reportagem que fossemos até a casa da chefe de Gabinete da Prefeitura, Isabel de Castro, autorizada para falar na ausência do prefeito. Após algumas tentativas sem sucesso de contato por telefone com a secretária, O POVO foi até a residência da mesma. Ninguém atendeu às inúmeras batidas no portão.

Trator
À noite, em entrevista ao O POVO, o prefeito Acélio Paulino deu versão diferente para o destino dos tijolos. Segundo ele, o material reaproveitável está sendo destinado para uma comunidade de moradores que vai receber um trator do Governo do Estado e precisa construir uma garagem para o trator. ``Uma lei aprovada pela Câmara no começo desse ano, garante a doação do patrimônio da Prefeitura para esse finalidade``, justificou Paulino.


EMAIS

- O clima ficou tenso com o encontro do secretário de Obras da Prefeitura de Acarape, José Nilton (à direita), e o vereador Paulo Roberto Tinoco (PR), na presença da equipe do O POVO. Após um breve embate do lado de fora do terreno em que estão os destroços da escola, os dois entraram no terreno. O secretário foi logo dizendo que a construção era velha e não oferecia segurança alguma. Ele juntou uns pedaços de destroços e disse: ``Olha isso aqui, olha, esse reboco tá todo fofo, e esses ferros curtos?! Tinha nem como segurar essas paredes. Os rapazes derrubaram isso aqui só empurrando com as mãos``. Já o vereador reforçou a ideia de que era uma escola pública e não podia ser demolida.

- Após várias contra-argumentações do secretário de Obras, José Nilton, em defesa da demolição da escola, o vereador Paulo Roberto Tinoco se irritou e passou a disparar ataques contra o prefeito. Ele disse, por exemplo, que Acarape é a única cidade do mundo na qual o prefeito administra por telefone. ``Ele mora é em Fortaleza. Nem sede para a Prefeitura existe em Acarape!``. O secretário defendeu-se, afirmando que o prefeito sempre está no município pelas manhãs, todo dia. Quanto à inexistência de uma sede da Prefeitura, ele admitiu que o gabinete do prefeito funciona numa sala da sede de um projeto educacional. ``A sede própria da Prefeitura deve ficar pronta mês que vem``, prometeu.

Foto: Geórgia Santiago

Fonte: O POVO

*********************************************

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA