terça-feira, 29 de setembro de 2009

“RESPOSTA À REVISTA VEJA” - Parte 1

SOBRAL CIDADE ABENÇOADA

É muito fácil fazer críticas ou criar piadas com a história de uma cidade, porém uma falta de respeito com o seu povo, principalmente quando o autor da piada não conhece nem se quer um décimo da história, da cultura e se deixa enganar pelo que ouve por aí. Mesmo assim eu tenho certeza que esses enviados da revista Veja voltarão à Sobral e com certeza se surpreenderão mais uma vez, com mais modernidades e desenvolvimento que essa maravilhosa cidade chamada Sobral tem à receber.

Qual cidade não tem? Problemas, dificuldades, falhas...E infelizmente Sobral ainda tem muita coisa para ser feito. Basta alguém que ergam as mangas da camisa, tenha coragem, compromisso com o povo e invista na cidade com seu trabalho com consciência e dedicação.

•Dom José Tupinambá da Frota dotou a cidade de Sobral e seu entorno de extraordinários equipamentos de ordem material, social, religiosa e cultural, até o ocaso de sua vida operosa, em 25 de setembro de 1959. Dentre as inúmeras obras deixadas por ele, destacam-se o Museu Dom José, o Seminário da Betânia, a Santa Casa e inúmeras outras obras, físicas e espirituais.

Conheçam um pouco da história desse grande homem:

Construído em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Segue abaixo, breve histórico encontrado do Arco do Triunfo, em Sobral, no Ceará. “Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII.

Frei Vidal de Fraccardo veio do Convento da Penha, de Recife, para Sobral em 1797, para pregar Missões, tendo incentivado os fiéis a construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores.

A Cruz das Almas foi demolida em 1929 pelo Prefeito José Jácome de Oliveira. Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral.

Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora localizada em cima”

Se foi copiado de outra cidade, estado, país ou continente, o que importa? Em qual cidade do Brasil tem um Arco igual ou de grande arquitetura parecida com o de Sobral enchendo os olhos de beleza daqueles que tiveram oportunidade de ver de perto. Eu vos digo mais: Já tive o privilégio de está ao lado da imagem de N Sra. de Fátima em cima desse lindo monumento em um dos primeiros grandes Shows de Sobral. Lembro como hoje: com uma vista privilegiada da cidade e daquela grande multidão que superlotavam aquela avenida que aguardavam a dupla de mais sucesso naquele ano, vi Claudinho e Bochecha do alto do Arco.

Sobral ficou conhecido internacionalmente não foi por causa do Arco Francês e nem dos Ônibus Americanos (segundo críticos), entenda porquê:

Em 1919, Sobral, junto com a Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, foi o palco de uma importante confirmação da física. A Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington se deslocou para os dois lugares a fim de comprovar (graças ao eclipse) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra. Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade. No dia do eclipse a Ilha do Príncipe apresentou mau tempo o que prejudicou e muito o trabalho. O céu estava bastante nublado, fazendo com que apenas duas das várias fotografias efetuadas apresentassem imagens de estrelas. Já em Sobral as condições meteorológicas foram muito melhores. Aqui foram obtidas sete boas imagens do fenômeno.

Como lembrança de tal fato, foi construído na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, um monumento e posteriormente um museu, chamado de Museu do Eclipse, que homenageia a cidade e os físicos e astrônomos que participaram da descoberta. Muitos ingleses da equipe de Albert Einstein lideradas por Sir Arthur Stanley Eddington que vieram comprovar a Teoria da Relatividade em Sobral não voltaram com a equipe, alguns ficaram e casaram, constituindo família na cidade, onde ainda hoje nota-se a presença de sobrenomes ingleses e traços britânicos em muitas famílias da região. Além de ruas e avenidas que homenageiam a esses cientistas que ajudaram no desenvolvimento da cidade.

Se tiver algum erro ou algo que possa ser acrescentado ou lembrado por alguém que realmente estudou e conhece a história de Sobral-CE, fica o espaço garantido aqui no Ceará Notícias.com.


“Pouco se cria, tudo se copia

História não se cria, constrói.”

( Tonny Nascimento.)

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés."

(Autor Desconhecido.)

Por: Tonny Nascimento.

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA