sexta-feira, 18 de setembro de 2009

HGF disponibilizará 15 leitos de UTI

Novos leitos: fechado acordo com hospitais para aumentar novos leitos de UTIs neonatais em Fortaleza (Foto: José Leomar)

Sete leitos do HGF devem receber crianças já a partir da próxima semana. Até dezembro, serão mais 40 UTIs.

A partir da próxima semana, crianças que estiverem na fila por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal poderão ser transferidas para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) que vai oferecer mais sete das 15 novas vagas neonatais, de acordo com o secretário executivo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Raimundo Arruda Bastos.

Ontem, ele participou de reunião na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, que tratou sobre o funcionamento dos novos leitos em todo o Estado. Na reunião, o gerente da Célula de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Francisco Holanda Júnior, também disse que foi fechado o acordo com o Hospital Maternidade Angeline para reativar dez leitos de UTI neonatal, provisoriamente até dezembro, quando ficam concluídos os 40 novos leitos do Estado.

Representantes da Cooperativa dos Pediatras do Ceará (Cooped) debateram sobre o reajuste salarial para os médicos neonatais e o pagamento de salários atrasados dos médicos da cooperativa desde fevereiro. De acordo com Giovanni Paulo Silva, advogado da Cooperativa do Pediatras, "a SMS está com um déficit de R$ 130 mil com a cooperativa. Os valores devem ser pagos até o final do exercício de 2009, sob pena de comprometimento do resultado final das negociações", destaca.

Em relação ao pleito de pagamento da Cooped, de valores em atraso por parte das Regionais de Saúde de Fortaleza, Holanda Júnior, disse que o secretário Alex Mont´Alverne deve resolver a situação através do Fundo Municipal. "Iremos resolver essa situação o mais rápido possível", frisou.

Segundo a diretora financeira da Cooped, Aurélia Maria Assunção, os pediatras querem um reajuste salarial de 20% nos plantões da semana e de 40% nos plantões do fim de semana Ainda de acordo com ela, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, elaborou uma proposta de aumento de 3% nos plantões da semana e de 8% nos finais de semana, a qual foi recusada.

Arruda Bastos e Holanda Júnior disseram que a demanda por leitos de UTIs neonatais essa semana não está grande. Ontem, em Fortaleza, tinha cinco leitos vagos no sistema, um no Hospital Valdemar de Alcântara, três na Maternidade Escola Assis Chateaubriand e um no Hospital Cura D´Ars.

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA