terça-feira, 22 de setembro de 2009

Adolescente confessa 3 execuções na Pajuçara

Policiais militares apreenderam quatro armas de fogo que podem ter sido usadas nos últimos crimes.

<<<

Família contesta: o garoto deu detalhes dos homicídios, mas a mãe dele afirma que a versão não é verdadeira. O adolescente teria confessado os crimes a mando dos assassinos (Foto: Miguel Portela)

Um adolescente e um adulto, apontados pela Polícia como responsáveis por várias execuções sumárias no Distrito de Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), foram detidos, ontem, por policiais militares da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú), no bairro Cidade Nova, naquele Município. Na casa usada como ´base´ para as ações criminosas, segundo as investigações, os PMs encontraram quatro armas, sendo três revólveres calibre 38 e uma pistola 7.65, além de drogas (maconha e crack).

Somente este ano, 31 assassinatos foram registrados na Pajuçara. Segundo a Polícia, a maioria dos crimes está ligada à disputa por território de venda de drogas. De acordo com o sargento PM Gilberto Pereira Silva, da Força Tática de Apoio (FTA) da 3ªCia/6ºBPM, o adolescente, de 15 anos; e Halajones Matos de Menezes, 26, são integrantes da quadrilha chefiada por um homem identificado apenas como Nildo.

"Os dois agem sob as ordens do Nildo. Eles matam os usuários de drogas que contraíram dívidas e também desafetos membros de grupos rivais de traficantes. O Halajones pilota a moto e o adolescente atira nas vítimas", explicou o sargento Gilberto Silva, que comandou as operações na tarde de ontem.

Após a detenção, a dupla foi levada para o 29º DP (Pajuçara). Lá, Halajones foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O adolescente prestou depoimento e foi entregue à Justiça.

Conforme o delegado Deodato Fernandes, titular do 29º DP, o adolescente confessou a autoria de dois crimes ocorridos este ano, cujas as vítimas foram identificadas pelos apelidos de ´Ném´ e ´Lourinho´. Além deles, o garoto disse ao delegado que teria assassinado, em 2008, um homem conhecido como ´Leudo´, que teria sido fuzilado por "falar demais".

Mas, segundo os parentes do adolescente, ele não é o autor dos homicídios. "Meu filho está apenas assumindo a culpa por outras pessoas. Ele não matou ninguém", disse a mãe do garoto, que não quis se identificar, temendo represálias.

Inquéritos

Deodato Fernandes afirmou que o depoimento do adolescente será incluído nos inquéritos policiais que apuram os homicídios. "Vamos analisar cada caso e verificar se as informações prestadas por ele, condizem com as investigações já realizadas com relação a essas mortes". Para Deodato, as armas apreendidas ontem, provavelmente, seriam usadas em assaltos e em execuções a mando dos traficantes da região.

O sargento acrescentou que as últimas apreensões de armas, em Maracanaú, são resultado de abordagens realizadas diariamente pelas patrulhas da FTA, Ronda e motopatrulheiros. "Semana passada apreendemos uma escopeta. Ontem, a FTA, junto com a equipe do capitão Eligênio Marques, tirou mais três armas de circulação."

Violência

31 homicídios foram registrados, somente este ano, no distrito da Pajuçara, em Maracanaú. Para a Polícia, os casos têm ligação com o tráfico de drogas.

EMERSON RODRIGUES REPÓRTER

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA