sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ADOLESCENTES INFRATORES: Rebelião provoca muita destruição

Uma briga entre os internos, na hora do almoço, acabou virando uma rebelião que durou cerca de duas horas

Tumulto, tiros de bala de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e muita destruição. Este foi o cenário de mais uma rebelião no Centro Educacional Patativa do Assaré, unidade de recolhimento de adolescentes infratores (com idades entre 16 e 17 anos), na manhã de ontem.

As dependências do Centro, localizado no bairro Parque Santa Fé, em Messejana, foram completamente depredadas depois que um grupo de 40 adolescentes se envolveu numa briga generalizada que começou na hora do almoço. Duas horas depois, a situação voltou ao controle após a direção da unidade receber autorização do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza para que a tropa do Batalhão de Choque da PM entrasse no prédio e dominasse os revoltosos.

Vários adolescentes ficaram feridos levemente, mas apenas um teve que ser levado a um hospital para ser medicado. Foram destruídos computadores, móveis, carteiras escolares, parte da instalação elétrica e até uma fábrica de componentes de fogão que serve para a qualificação profissional.

O tumulto começou logo após um grupo de 20 adolescentes entrar no refeitório para o almoço, em torno de 11 horas. Por motivos ainda desconhecidos, os infratores começaram a brigar e, logo, outros 20 entraram na confusão. Contudo, segundo a direção do Centro, a maioria dos 257 internos preferiu não participar do motim.

Policiais da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana), sob o comando do major Océlio Alves, se dirigiram ao Centro. A reportagem do Diário do Nordeste chegou ao local minutos depois e acompanhou, com exclusividade, as primeiras ações da PM. Como a situação se estendia, foi chamado reforço do BpChoque.

Contornou

Patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), sob o comando do sargento Pacheco e do tenente Capelo; e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), no comando o capitão Cavalcante entraram no centro e controlaram a situação. Não houve registro de fugas durante o motim.

NATHÁLIA LOBO REPÓRTER

Fonte: DN

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA