sexta-feira, 5 de junho de 2009

Assaltos e tiros na Santos Dumont

FORTALEZA - CE

<<<Busca policial: várias patrulhas da PM fizeram um cerco nas favelas dos Cocos e do Caroço (Foto: Kid Júnior)

Dois casos semelhantes de tentativa de assalto, em um intervalo de poucos minutos, assustou motoristas que trafegavam, ontem à tarde, na Avenida Santos Dumont em direção à Praia do Futuro. Em uma das ações criminosas, o corretor de imóveis Celso Guimarães Siebra, 49, foi baleado nas costas. Minutos depois, policiais militares conseguiram apreender, na Favela dos Cocos, no mesmo bairro, um adolescente. Ele foi reconhecido como um dos assaltantes.

Recentemente o Diário do Nordeste denunciou a insegurança naquela região, a partir do relato dos moradores do bairro Dunas. Bairros vizinhos como Praia do Futuro, Cidade 2000 e Papicu, vêm sofrendo, segundo moradores, diariamente com os assaltos.

Nos dois casos registrados ontem, as vítimas não obedeceram a ordem dos bandidos para parar os veículos. Diante da atitude desesperada das vítimas, os assaltantes atiraram, ferindo uma delas de raspão.

<<<Suspeito apreendido durante a caçada policial, um adolescente foi detido e reconhecido pelo corretor baleado

Acelerou

Uma vendedora de confecções, que preferiu não se identificar, teve mais sorte. Ela registrou um Boletim de Ocorrência no 15º DP (Cidade 2000), poucos minutos antes do corretor ser baleado, relatando uma situação semelhante. Dois homens tentaram assaltá-la, ela acelerou e eles atiraram contra o carro, mas a motorista conseguiu sair ilesa.

Acompanhado da professora Suzana Cavalcante, 37, Celso trafegava na Avenida Santos Dumont, em direção a Praia do Futuro, onde iria visitar um imóvel. “Íamos descendo a (Avenida) Santos Dumont, quando os dois assaltantes surgiram no meio da pista. Eu gritei: Celso, é um assalto, se abaixa e acelera!”, diz Suzana.

Segundo ela, um dos assaltantes sacou a arma e passou a atirar. O casal tentou se proteger dos disparos enquanto Celso acelerava o veículo em direção aos bandidos. Dois tiros atingiram o capô e o terceiro ultrapassou o vidro traseiro do Celta, atingindo, de raspão, as costas do corretor.

Mesmo ferido, Celso conseguiu levar o carro até o Grupamento da Polícia Militar (GPM), que fica a poucos metros do local da tentativa do assalto, na Praça 31 de Março, na Avenida Zezé Diogo.

Em poucos minutos, os becos e vielas das favelas do Caroço e do Coco foram tomadas por policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA) da 1ª Companhia do 5º BPM (Praia do Futuro), Comando Tático Motorizado (Cotam), PMTur e Policiais Civis.

Operação

As vias estreitas das favelas não permitiram o acesso das viaturas. Por isso, os policiais desembarcaram e fizeram incursões a pé, vasculhando as ruas e becos das comunidades. Durante as buscas um adolescente foi detido. Segundo a Polícia, o acusado já tem passagens anteriores pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), por crimes de homicídio e porte ilegal de arma.

De acordo com o major PM Marden Oliveira, comandante da 1ªCia/5ºBPM, naquela região não é comum esse tipo de assalto, pois, segundo o oficial, esse ponto revelado pelas vítimas está muito próximo ao GPM e a locais onde estão circulam várias patrulhas.

Fonte: Diário do Nordeste

**********************************************