sábado, 20 de junho de 2009

Crato - CE - ANP veio ao Cariri explicar Projeto de Pesquisa Científica sobre petróleo na região

A ANP (Agencia Nacional de Petróleo) veio ontem até a URCA (Universidade Regional do Cariri), por intermédio de seu diretor geral, Dr. Haroldo Lima, apresentar as autoridades regionais o seu interesse de realizar pesquisa científica no Cariri no que diz respeito a exploração de petróleo, gás e outras substancias minerais na região. Cerca de trezentas pessoas lotaram o salão de atos da URCA.

No plano plurianual, 2007 a 2012, a Agencia Nacional de Petróleo (ANP) tem um investimento total de hum bilhão de reais em todo o País, sendo que para a bacia do Ceará estão previstos quarenta milhões de reais e para a bacia do Araripe, na qual está localizada a região do cariri, quatorze milhões de reais. Os trabalhos de pesquisa vão começar no inicio do primeiro semestre de 2009 e se tudo transcorrer dentro do previsto, em 2010 teremos o resultado final, disse Haroldo Lima diretor geral da ANP (Agencia Nacional do Petróleo). Ele garantiu que os recursos já estão disponíveis e a delimitação do trabalho já está pronta, faltando tão somente a licitação da obra. Sobre as possibilidades de encontrarmos petróleo no sub solo do Cariri, Haroldo explicou que a bacia do Araripe, fica há cinqüenta quilômetros apenas da bacia do Rio do Peixe na Paraíba onde já se produziu óleo. Os estudos estão sendo feitos espelhados nestas semelhanças entre as duas bacias, garantiu Haroldo.

Para o senador Inácio Arruda, idealizador do evento, a sua iniciativa tem por objetivo mostrar que não é só o litoral do Ceará detentor de potencial petrolífero. O Cariri, segundo algumas evidencias mostradas em estudos preliminares comparados aos já realizados na bacia do peixe na Paraíba, segundo o senador, tem grandes possibilidades da existência não só de petróleo, mas também de gás e outras substancias minerais. "Eu tive a idéia depois que tomei conhecimento da inclusão das bacias do Ceará e do Araripe no Plano Plurianual de Geografia e Geofísica da Agencia Nacional de Petróleo, com investimentos de quase 15 milhões de reais para realização de pesquisa nesta região que vai verificar a existência ou não de petróleo e gás em quantidades comercializáveis" explicou Inácio Arruda. O senador lembrou que para o êxito da pesquisa é preciso formar parcerias e a Universidade Regional do Cariri é uma forte parceira nestes estudos por ser a casa da ciência, finalizou Inácio.

O evento foi uma promoção da Universidade Regional do Cariri e aconteceu no salão de atos da URCA. Teve o apoio do senador Inácio Arruda e das prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Estiveram presentes o diretor geral da ANP (Agencia Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, Francisco Wilson Cordeiro de Brito, diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ricardo Luiz, diretor da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, Plácido Cidade Nuvens, reitor da Universidade Regional do Cariri, Samuel Alencar Araripe, prefeito do Crato, José Roberto Celestino, vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Maurício Teles, representando o prefeito de Barbalha, deputado federal Chico Lopes, senador Inácio Arruda, os deputados estaduais Sineval Roque e Lula Morais e representando o governador Cid Gomes o secretário de agricultura e desenvolvimento agrário do Ceará, Camilo Santana, além de secretários municipais, geólogos, e prefeitos de doze municípios do Cariri.

Fonte:Miséria.com.br

###########################################