sábado, 20 de junho de 2009

Ceará - Oficiais de Justiça do Estado em greve

Somando-se aos demais servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, que deflagraram greve na última quinta-feira, os oficiais de Justiça também decidiram, ontem à tarde, pela paralisação. A assembléia da categoria foi realizada no auditório Floriano Benevides, no Fórum Clóvis Beviláqua. A decisão foi unânime e os oficiais de Justiça se comprometeram a cumprir o prazo de 72 horas após anunciado o estado de greve antes de parar as atividades. Já na quinta-feira eles não estarão mais trabalhando.

Os servidores do Poder Judiciário reivindicam a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), prometido há mais de dois anos, além da convocação dos concursados, conforme o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Sinspojuce).

O estopim para a insatisfação foi o projeto de reestruturação do Judiciário, apresentada, no último dia 18, pelo Tribunal de Justiça, que aprovou a criação de 106 cargos para juizes e 16 para desembargadores, além de agilizar a ascensão na carreira de juiz e estabelecer gratificações aos magistrados.

Enquanto isso, de acordo com o sindicato, o PCCV dos servidores ficou de lado. O diretor financeiro do sindicato, Edmilson de Paula, afirmou , que, em reunião realizada com diretores do Tribunal no último dia 12, foi informado que um PCCV seria elaborado pela Fundação Carlos Chagas e enviado para o Tribunal de Justiça em cerca de quatro meses. "Para nós foi uma grande decepção. Todos os servidores haviam apostado e dado um voto de confiança ao desembargador-presidente Ernani Barreira".

Na segunda-feira, os servidores comparecerão, às 9 horas, à Assembléia Legislativa, com o objetivo de buscar apoio dos parlamentares. Às 14 horas, uma manifestação será realizada na rampa de acesso ao Fórum. Mesmo depois que a greve estiver em andamento, os servidores se comprometeram a bater o ponto todos os dias e cumprir os mandados de extrema urgência para não prejudicar os cidadãos. Também por votação em assembléia, os oficiais de Justiça decidiram deixar de cumprir até mesmo os mandados que têm em mãos.

Sobre as reivindicações dos servidores da Justiça, o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara, afirmou que o Tribunal de Justiça do Ceará está aguardando o resultado do estudo a ser realizado pela Fundação Getúlio Vargas, no que diz respeito ao itens apresentados sobre o Plano de Cargo e Carreira e Vencimentos (PCCV), visto que há pequenas discordâncias quanto as propostas apresentadas pelos Sindicatos dos Servidores e de outros concernentes à matéria. "Acrescento o fato de que há tempo o Tribunal de Justiça vem se empenhando para uma solução amigável em relação ao referido PCCS dos servidores, visto que, é uma pretensão legitima dos mesmos na sua consumação", diz.

Fonte: DN

###########################################