sexta-feira, 19 de junho de 2009

CEARÁ é 4º em desempenho no comércio varejista do País

O setor varejista no Brasil cresceu 12,8% entre março de 2008 e março deste ano. O Estado do Ceará ficou entre os quatro com melhores desempenhos nesse ranking. A informação foi passada ontem pelo vice-presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Adão Henrique. "É uma vitória pra gente, mesmo com as dificuldades enfrentada no período. A tendência é partir daqui pra frente. Devemos esquecer o que aconteceu durante a crise financeira internacional e pensar no futuro".

Na avaliação de Henrique, a classe lojista, diferente da indústria, não sofreu grandes conseqüências da crise. "Aprendemos a lidar com as dificuldades que vieram e estamos preparados para os desafios que virão. Nesse período de incertezas, ainda conseguimos alavancar vários empregos para o País", ressaltou.

As características do varejo cearense, de acordo com o vice-presidente da CNDL, são semelhantes às do Brasil. "Nossos mercados seguem as tendências com uniformidade. A redução do IPI, por exemplo, foi muito positiva, mas beneficiou diretamente os grandes lojistas. O pequeno varejo quase não foi alcançado pela decisão do governo", opinou.

Adão Henrique participou ontem da abertura da XXIII Convenção Estadual do Comércio Lojista, que acontece no município de Beberibe.

O evento reúne as Câmaras de Dirigentes Lojistas de 82 cidades cearenses, que vão avaliar a situação do varejo local e traçar projeções para 2009 e 2010. "Teremos seis palestras, divididas em temas diversos como marketing, gestão, política, economia, motivação e casos de sucessos. É uma troca de experiências onde os lojistas serão capacitados nas áreas abordadas", explicou Francimir Moura Chaves, coordenador técnico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE).

A Convenção Estadual do Comércio Lojista reúne 1.200 pessoas entre varejistas e palestrantes, além de interessados pela área comercial, como universitários de cursos de administração e marketing.

Fonte:DN

###########################################