segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Morre em Goiânia o empresário cearense Roberto Matoso

Roberto Matoso, economista e consultor empresarial, faleceu aos 48 anos, deixando duas filhas. (Foto: Eduardo Almeida)

Empreendedorismo e amor ao trabalho destacam-se na vida do empresário e ex-secretário de Estado.

Faleceu na noite de ontem em Goiânia (GO) o empresário cearense Roberto Matoso, que chegou a ser secretário de Trabalho e Empreendedorismo no governo Lúcio Alcântara e a disputar o cargo de vice-prefeito de Fortaleza no ano passado, pelo Partido da República (PR), na chapa de Adhail Barreto.

Proprietário de uma empresa de consultoria, Roberto Matoso tinha ido a Goiânia a trabalho. Naquela cidade, sofreu um infarto na sexta-feira, entrou em coma induzido e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não resistindo ontem por volta das 20 horas.

O economista e consultor empresarial era uma referência em gestão empresarial em âmbito nacional. A dedicação ao trabalho era uma de suas características, tanto que suas últimas mensagens postadas na internet, através do Twitter, não deixam dúvida sobre isso. "De malas prontas. Dia 1 em Brasília, dia 2 em Goiânia, dia 10 em São Paulo e dia 14 em Fortaleza. Quem tiver tarefas... chegou a hora´´, foi a mensagem digitada no dia 29 de agosto. Não deu. Roberto Matoso teve o destino alterado. No dia 14, hoje, a família deverá decidir sobre seu sepultamento.

Empreendedor de carreira, Roberto Eduardo Matoso tem em seu currículo projetos de gestão, estratégia e desenvolvimento humano em 21 estados brasileiros, acompanhando centenas de empresas dos mais diversos ramos de atividade. Sua experiência envolvia orientação de gestão para os setores como construção civil, confecções, comunicação, turismo, distribuição, concessionárias de veículos nacionais e importados, mineração e indústria química.

Entre 2003 e 2006, foi secretário estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Estado do Ceará. Na época, implantou inúmeros programas pioneiros, que foram concebidos, planejados e postos em prática, nas áreas de educação profissional, geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico e social. Dentre eles destaca-se "Ceara Empreendedor", destinado ao "fortalecimento do empreendedorismo com foco no microcrédito assistido".

Matoso chegou a receber diversos títulos, entre os quais a Medalha Boticário Ferreira, a mais alta comenda da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, e a Medalha José Pompeu de Sousa Brasil, concedido pelo governo do Estado do Ceará.

Após deixar o governo Lúcio Alcântara, desenvolveu programas de gestão superior, como o projeto Gestão Avançada, que reúne a nova mentalidade de empresários e executivos bem sucedidos do mercado nacional, integrando as mais avançadas técnicas e teorias a uma prática experimentada por empresas líderes de mercado nos setores de comércio, indústria, agro-indústria e serviços de grande porte.

Roberto Matoso tem um passado de forte atuação em movimentos de promoção da cidadania. Foi presidente do Conselho Estadual do Trabalho por dois mandatos. Foi diretor de algumas das mais representativas entidades de classe do Ceará, como a Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará (Facic), a Associação dos Jovens Empresários (AJE), o Centro Industrial do Ceará (CIC). É membro-fundador da Escola de Formação de Governantes.

Fonte: DN

******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA