sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS “O CLIMA FICA TENSO EM FRENTE À IGREJA”

Está se aproximando do dia 03 de novembro de 2009, data marcada para a demolição, e o desmanche interno na Igreja Matriz de Alcântaras já começou.

Nem o repúdio do Superintendente do IPHAN Clodoveu de Arruda e nem as constantes matérias divulgadas em Rádios e Blogs de Sobral e na televisão! nada parece surtir efeito da idéia de exorcizar a história do povo da cidade de Alcântaras.

O clima está ficando tenso e ninguém sabe como vai ser a reação das pessoas ao ver a centenária igreja cair, a maioria fala que não quer ver. Hoje pela manhã uma multidão se posicionou em frente à praça da igreja diante dos barulhos ocorridos no interior da Igreja. “Estão fazendo um desmanche” conta os populares.
Opiniões divergentes e muita discussão ocorreram durante a manhã em frente à igreja. “Somente um milagre de Nossa Senhora salva a igreja” conta outra pessoa.

Do alto da igreja já se percebe uma pequena parte da cobertura descoberta e segundo comentários os objetos menores de dentro já foram retirados como ventiladores, imagens sacras e etc.

Histórico

A Igreja Matriz de Alcântaras foi construída pelo português João Capistrano de Alcântara Souza, conta à história que foi um imenso “sacrifício” para erguer a igreja, o que teria impulsionado mesmo a sua construção foi à dívida de uma promessa que lhe foi feio a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Somente para a permissão de sua construção foram inúmeras viagens a Fortaleza somente para pedir a autorização ao Bispo Geral do Ceará. Na época as viajens a Fortaleza eram feito a Cavalos.

Fonte: Visão do Norte

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA