quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Indústria clandestina de medicamentos é interditada no Bairro Limoeiro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de Brasília determinou a interdição na Indústria de Medicamentos Natusbel, que funciona na Rua Madre Maria Vilac, 212 (Bairro Limoeiro) em Juazeiro do Norte. Os motivos: medicamentos não registrados, laboratório sem autorização para funcionamento e a ausência de um responsável técnico legalmente habilitado. Contra os produtos já há uma série de autuações, inclusive por parte da Secretaria de Saúde da Bahia.

    O xarope Natus Bel, por exemplo, é indicado como suplemento alimentar de ervas para diabéticos e propagado como “A natureza a serviço da saúde”. A sua fórmula básica apresenta Alcachofra do Norte, Carqueja Amarga, Espinheira Santa, Ipê Roxo, Jurubeba, Salsa Parrilha, Quina-Quina e Japecanga. O produto é indicado, também, para combater a perda de memória, diminuição da capacidade auditiva e intelectual (devido à má irrigação cerebral) e até ativa a ereção restaurando o vigor sexual.
 A determinação da ANVISA foi cumprida pelos Departamentos de Vigilância Sanitária das Secretarias de Saúde do Estado e do Município. No local onde funciona o laboratório não apareceu o proprietário, enquanto a razão social aponta como sendo a microempresa M. P. da Costa Ferreira tendo como Químico Responsável Expedito Flávio dos Santos. Há divergências no número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e endereço do estabelecimento junto à Receita Federal.

    Na inspeção sanitária feita para averiguar o funcionamento do estabelecimento, a vigilância constatou ainda o acondicionamento dos produtos para fabricação de forma indevida, exposição destes no quintal da fábrica e, do lado de fora, a lama correndo a céu aberto por ausência de esgoto. Perante a Receita Federal, a empresa se propõe a fabricar refrescos, xaropes e pós para refrescos, exceto refrescos de frutas e foi aberta no dia 10 de abril de 2002. Como atividades secundárias prevêem a fabricação de produtos para infusão como chá, mate e outros prontos para o consumo, além de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho e até alimentos para animais. Em julho deste ano, o Jornal Itapoan Online de Salvador, noticiou que a ANVISA havia determinado a suspensão do produto Antigripal Xarope Expectorante, produzido pela empresa Natusbel Produtos Naturais Ltda., de Juazeiro do Norte.

    O motivo apontado foi a falta de registro, notificação e autorização de funcionamento da empresa. Os demais produtos da Natusbel sujeitos à Vigilância Sanitária também foram suspensos na Bahia. O mesmo se deu por parte da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária no estado do Pernambuco determinando a proibição como medida de interesse sanitário. A redação do Site Miséria tentou um contato com alguém do laboratório, mas não conseguiu. Quem esteve no local, nesta terça-feira, foi o vereador Roberto Sampaio tentando um contato com o Secretário de Saúde do Ceará, João Ananias.

GALERIA DE FOTOS

Fonte: Site Miséria

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA