quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PAC das cidades históricas, do qual Icó faz parte, é lançado

Poucos municípios beneficiados e uma nova chance ao Icó. Esta chance, um novo reconhecimento da importância histórica de Icó, vem do PAC das cidades históricas, teve seu lançamento nacional nesta quarta-feira (21), na cidade de Ouro Preto-MG.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de diversos ministros.

PAC - O Programa de Aceleração do Crescimento especial busca estimular o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país com a revitalização urbana de 173 cidades históricas, além da recuperação de seus monumentos e prédios públicos até o ano de 2012.

São estimados investimentos totais de R$ 890 milhões. Além dos 40 municípios escolhidos, mais 27 capitais estão inclusas. E a cidade de Icó, por sua longa e vasta história, faz parte da lista de 40 municípios considerados destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, foco da política de regionalização do Ministério do Turismo (MTur).

FASES - Segundo informações do Ministério do Turismo, a 1° fase do programa, que começa ainda este ano, terá um investimento de R$ 140 milhões em 32 municípios. Entre as cidades de destaque desta fase, estão Salvador (BA), Pirenópolis (GO), Belém (PA), Areia (PB), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Logo após será a vez de mais uma lista de cidades, dentre as quais as cearenses Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Icó faz parte de um seleto grupo, nesta fase do qual faz parte cidades históricas como Penedo (AL), São Luís (MA), Ouro Preto e São João del Rei (MG), Olinda (PE) e João Pessoa (PB).

Uma oportunidade que estes recursos podem servir ao Icó é de ações que promovam a cidade no contexto nacional e internacional, para divulgar sítios históricos, monumentos, espaços públicos e símbolos socioculturais brasileiros.

Além disso, no programa, estão previstas a criação de um site bilíngüe para a divulgação das cidades e cursos de especialização de guias de turismo no segmento de Turismo Cultural.

REALIZAÇÃO - A ação governamental, articulada pela Casa Civil em parceria com os ministérios da Cultura, Turismo, Educação e Cidades, é gerido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o apoio dos governos estaduais e municipais e de instituições como Petrobras, Eletrobrás, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Fonte: Icó é Notícia

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA