quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ACIDENTE COM LOTAÇÃO: Capotamento deixa 3 mortos

Testemunhas do acidente disseram que um dos pneus sacou e, em seguida, o veículo ficou sem controle

Corpos na estrada: a tragédia aconteceu logo no começo da manhã. As vítimas procediam da cidade de Itapiúna
Foto: Alex Pimentel


Quixadá Um capotamento envolvendo um veículo de lotação causou a morte de três passageiros e deixou outros dois em estado grave. O acidente ocorreu no começo da manhã de ontem, por volta das 8 horas, na altura do quilômetro 129 da rodovia estadual CE-060, nas proximidades da Fazenda Arizona, distrito de Daniel de Queiroz, zona rural deste Município.

O transporte alternativo seguia de Itapiúna. Segundo as primeiras informações levantadas pelas autoridades policiais no local do acidente, o pneu traseiro esquerdo se soltou, ocasionando a perda do controle do veículo por parte do guiador.

Morte

O aposentado José Ferreira da Silva, 82, foi arremessado do veículo. O trabalhador rural Antonio Edvaldo Alexandre da Silva, 29; e a professora Marlir Lopes Ferreira, 23, ficaram presos na carroceria da D-20, de placa HUN-5277, fabricada em 1993. Os três morreram no desastre.

O idoso era natural de Pernambuco; o agricultor, de Quixadá e a última vítima, a professora, havia nascido em Fortaleza. Todos sofreram politraumatismo, segundo ficou constatado, e tiveram morte imediata. Segundo populares, os três moravam em Itapiúna, a cerca de 20 quilômetros do local do acidente com a lotação.

Outros dois passageiros, Francisco Eudásio Bezerra, 58; e Francisco Carlos Lopes Santana, 31, também sofreram fraturas múltiplas, segundo informaram os enfermeiros do Hospital Municipal Doutor Eudásio Barroso. Na manhã de ontem, eles aguardavam na sala de emergência transferência para o Instituto Doutor José Frota, na Capital. Os demais ocupantes da caminhonete sofreram apenas escoriações. O motorista do veículo, identificado como Narcélio Barros, fugiu do local. Ele reside em Capistrano, cidade vizinha a Itapiúna

O proprietário da D 20, Manuel de Oliveira Cruz, esteve no local do sinistro. Ele informou à Polícia que, duas semanas antes o utilitário havia passado por uma revisão geral. Saiu da oficina inclusive com pintura nova.

Falha

O perito criminal Neto Cabral, destacado na Delegacia Regional de Quixadá, fez os primeiros levantamentos técnicos no local do acidente. Ele considerou satisfatório o estado de conservação do automotor. Esclareceu, porém, que as porcas soltaram do aro da roda, provavelmente falha humana. O motorista poderá esclarecer se houve troca de pneu ou algum reparo no cilindro. Os corpos das vítimas foram levados do local para o Núcleo de Ciências Forenses (IML) de Quixeramobim e, no começo da noite passada, liberados para sepultamento. O esposo da professora morta no acidente compareceu ao IML por volta das 17 horas para providenciar a liberação.

A Companhia do Policiamento Rodoviário (CPRV) tem intensificado nas estradas estaduais (CEs) a fiscalização contra os veículos de lotação, principalmente os conhecidos no sertão como "pau-de-arara". O maior controle do tráfego tem trazido bons resultados, segundo o comandante da corporação, tenente-coronel Werisleik Ponte Matias. Em matéria públicada na edição do último domingo (29), o Diário do Nordeste mostrou as estatísticas daquela unidade operacional da Polícia Militar do Ceará, que apontaram uma redução da ordem de 20,6 nos acidentes com mortos nas estradas estaduais.

O levantamento estatístico foi baseado nas ocorrências registradas pelas patrulhas e postos da CPRV entre janeiro e outubro, e, ainda, em comparação a igual período de 2008. Este ano, até outubro, foram registrados 1.674 acidentes nas CEs, enquanto em 2008, foram totalizados 1.816 sinistros.

ALEX PIMENTEL COLABORADOR

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA