quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LITORAL OESTE: Torre de energia eólica explode na Praia de Formosa

Com causa ainda indefinida, uma torre de energia eólica explodiu e causou pânico em moradores de Camocim

O PESCADOR JOILSON Araújo, da Praia de Xavier, relembra quando ouviu a explosão da torre. Considera que se o vento soprasse em direção das casas, provocaria uma tragédia
Foto: WILSON GOMES



Camocim. Um estrondo seguido de labaredas de fogo atingiu uma das torres eólicas da Praia de Formosa, assustando boa parte dos moradores da Praia do Xavier. O fogo, que atingiu uma das hélices das turbinas para geração de energia elétrica, foi registrado na madrugada do último dia 21, mas somente agora é que o caso chegou ao conhecimento das autoridades de Camocim, no litoral cearense. No fim da tarde de segunda-feira, ao ser comunicada, a Defensoria Pública do município, de imediato, solicitou a presença da Perícia Forense de Sobral. "Nesse momento estamos solicitando uma perícia técnica, para que possamos ter a certeza do que aconteceu e se há riscos de novos incêndios", disse o defensor público, Edmar Albuquerque, acrescentando que fará uma audiência pública para tratar do assunto, envolvendo órgãos estaduais e federais.

O pescador Joilson Araújo dos Santos, que mora na localidade de Praia do Xavier, conta que, naquela noite, o vento estava soprando forte e que foi ouvido um barulho intenso seguido de explosão, surgindo as chamas de fogo e causando de imediato a queda de uma das hastes da hélice. "Eu estava jogando baralho com uns amigos quando vimos a torre pegando fogo. Se o vento estivesse soprando na direção das nossas casas, poderia ter acontecido uma tragédia", contou o pescador. O morador Cícero Mendes ficou assustado e diz que, desde então, não consegue dormir tranquilo, temendo o pior. "As torres estão muito próxima das nossas casas, e por isso nos assustam".

Para o presidente da Siif Energies do Brasil, Marcelo Picchi, todas as providências já foram tomadas e não há motivos para tanta preocupação por parte da comunidade de Xavier. "O nosso pessoal, assim que soube do incidente, se deslocou até lá e prestou auxílio aos moradores da localidade. "A gente ainda não calculou os prejuízos, porque o equipamento ainda está na garantia. Sobre o que causou o incêndio estamos aguardando o laudo técnico da empresa responsável pela instalação".

Inaugurada em setembro último, a Usina de Energia Eólica de Praia de Formosa, com potência instalada de 104,4mw, é considerada o maior parque do Nordeste, o que eleva o Ceará à condição de líder na produção de energia eólica do País.

A Siif garante que ainda não atingiu a sua capacidade máxima. "Os ventos estão muito fraco na praia, por isso não atingimos a potência total prevista", disse Picchi.

MAIS INFORMAÇÕES
Defensoria Pública do Ceará
Rua Caio Cid, 100, Luciano Cavalcante, Fortaleza (CE)
(85) 3101.3434/3428

LIMINAR

Justiça questiona obra na praia

Camocim Em setembro, a Justiça Federal concedeu liminar que determinava a paralisação de parte da obra do parque eólico de Formosa e o seu funcionamento. Dois aero-geradores do parque estariam sendo instalados sem autorização da Gerência Regional de Patrimônio da União, em faixa de praia. De acordo com o Ministério Público Federal, além da ocupação irregular da praia, moradores e frequentadores denunciam restrições impostas pela empresa para que se trafegue na linha litorânea. Segundo a Justiça, mesmo que fosse demonstrada a necessidade de uma área de segurança em torno do aero-gerador, o espaço não poderia estar situado na faixa de praia. Picchi garante que parte do problema já foi resolvido e que não houve a necessidade de parar o funcionamento da usina.

WILSON GOMES Colaborador

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA