quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dificuldades no uso do celular

Há mais de quatro meses, nos municípios da região Centro-Sul, usuários de telefonia móvel enfrentam transtornos em face à dificuldade de completar uma simples ligação. Nesta cidade, a queixa é geral. Ao tentar fazer uma chamada há, repetidas vezes, sinal de rede ocupada, informação de número inexistente, a ligação cai após ser completada ou é feita para número diverso do digitado em outra região do Estado. O problema ocorre com maior frequência a partir das 17 horas. "É uma dificuldade que persiste e que parece não ter solução", queixa-se o gerente de uma emissora de rádio local, Kenedy Vieira. "À noite, é quase impossível conseguir uma chamada". A dificuldade verifica-se em maior incidência com a TIM, embora haja também transtornos com outras operadoras. Alguns usuários e até técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acreditam que o lançamento de planos promocionais ampliaram a demanda e que, por falta de estrutura técnica na maioria das cidades, o sistema não consegue atender ao número excessivo de ligações. Essa dificuldade não é exclusiva da cidade de Iguatu. Em Icó, segunda maior cidade da região Centro-Sul, os usuários enfrentam diariamente os mesmos transtornos. "Este é um problema que vem desde o ano passado", disse o comerciante Luís Farias. Na cidade de Acopiara, o professor da rede pública de ensino, Francisco Lima, assegura que a reclamação é constante e que a dificuldade por uma ligação no período da noite verifica-se desde o segundo semestre de 2009. O representante comercial Carlos Queiroz, que trabalha viajando por várias regiões do Ceará, disse que o congestionamento de linha da TIM verifica-se em diversos municípios cearenses. "Na semana passada, estive na Serra da Ibiapaba e lá existe esse mesmo problema", conta. Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Iguatu realizou audiência pública com o objetivo de discutir os transtornos enfrentados pelos usuários de telefonia móvel celular. Entre os participantes, o representante da Anatel, engenheiro Tales Esmeraldo. "Acredito que esse problema é decorrente de promoções, que congestionam as linhas", disse, à época, Esmeraldo. Ontem, ele informou que a Anatel realizou uma fiscalização na região de Iguatu e constatou as reclamações que foram apresentadas pelos usuários. "Comprovamos de fato que existe congestionamento e a empresa TIM já foi notificada a apresentar a defesa e um plano de solução para o problema", explicou. "O processo vai seguir o rito previsto em lei e a empresa está sujeita a sofrer multa". Segundo Esmeraldo, não há um prazo legal para solução do problema, mas se o congestionamento persistir haverá a caracterização de infração continuada e a empresa deverá sofrer novas sanções. O presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse esperar que as empresas de telefonia adotem medidas concretas para solucionar esse transtorno que afeta milhares de usuários. A Assessoria de Comunicação da operadora TIM em Recife (PE) informou que iria analisar as reclamações dos usuários e a notificação da Anatel com a sede no Rio de Janeiro e, posteriormente, poderia prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Fontes: DN / Quixeramobim Agora

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