sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DRIBLOU A IMPRENSA: Estuprador vai para cadeia disfarçado de zelador

Acusado de raptar, violentar e matar a menina Alanis já está recolhido na CPPL III, em uma cela isolada

Logo após a saída do acusado, o superintendente da Polícia Civil foi até a rua dar entrevista aos jornalistas



Já está na cadeia o homem que confessou ter raptado, violentado e assassinado a menina Alanis Maria Laurindo, 5 anos, na semana passada. As autoridades de segurança conseguiram driblar a Imprensa que aguardava a transferência do preso, na tarde de ontem.

Antônio Carlos dos Santos Xavier, 30, o ´Casim´, saiu da cela onde ficou desde a sua prisão, na última terça-feira, no Departamento de Inteligência Policial (DIP), com uniforme de zelador, inclusive, com um balde e uma vassoura na mão, acompanhado de dois zeladores verdadeiros, conforme o superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos de Araújo Dantas. Da Superintendência, ´Casim´ foi levado para a Casa de Privação Provisória de Liberdade III (CPPL III), em Itaitinga.

A decisão de mudar o local para onde o preso seria levado aconteceu durante a manhã de ontem, em uma reunião entre as autoridades policiais e o coordenador do Sistema Penal do Estado do Ceará (Cosipe), Bento Laurindo.

Inicialmente, ele seria levado para o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), também em Itaitinga, contudo, por medida de segurança, foi mudado o local de recolhimento do preso. De acordo com o coordenador da Cosipe, ´Casim´ deverá permanecer em uma cela isolada, mantendo contato apenas com parentes e o seu advogado.

Entrevista
O juiz Luiz Bessa Neto disse que o sistema de registro de detentos no Ceará é falho
Também na tarde de ontem, o juiz titular da Vara de Execuções Criminais, Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus, Luiz Bessa Neto, em entrevista coletiva explicou a situação penal de ´Casim´ e também os motivos de ele ter sido beneficiado com a progressão do regime, o que facilitou a sua fuga.

Apesar de não apontar culpados para o fato de que um preso condenado e fugitivo da Justiça não ter um mandado de prisão expedido logo após sua fuga, o magistrado disse que "o sistema é defeituoso". Ele afirmou também que, se o mandado tivesse sido expedido logo após a fuga, "acho possível que o crime (morte de Alanis) poderia ter sido evitado".

O juiz Luiz Bessa Neto afirmou ainda que, ´Casim´ foi para a Colônia Agro-Pastoril do Amanari, "por força da vontade da Lei e também por ter a seu favor o critério objetivo (o tempo de cumprimento de pena) e o subjetivo (bom comportamento)".

´Casim´ participará de uma audiência, na Vara das Execuções Penais, na próxima terça-feira (19), onde tomará conhecimento do cumprimento do restante da pena, equivalente a 15 anos, sem contar uma futura condenação pela morte da menina Alanis, se for julgado e condenado pelo crime.

Fonte: DN

########################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA