quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Mulher estava orando e foi lesionada por reclamar da poluição sonora

A perturbação ao sossego público motivada pela poluição sonora, principalmente, tem sido a causa de muitos conflitos urbanos. Um deles, por exemplo, se deu por volta das 18h20min, na Rua Clotilde Norões Mota (Bairro Triângulo) em Juazeiro do Norte. Dona Maria Francisca da Silva, de 59 anos, saiu lesionada no rosto em virtude de estilhaços de uma garrafa. Ela contou à polícia que estava rezando, enquanto um rapaz ligou o som do seu carro em toda altura num bar que fica próximo.

    O pedido para baixar gerou confusão e terminou em pancadaria até que a polícia chegou para acalmar os ânimos. O dono do Gol vermelho, Antonio Franciel Pereira de Brito, de 20 anos, contou que os ânimos se acirraram com a participação dos filhos da mulher. Ele disse ao repórter Normando Sóracles do Site Miséria que mora e trabalha no trecho costumando tomar umas no bar do espetinho quando liga o som.OUÇAM  A polícia foi acionada e a RP 2341, sob o comando do Cabo G. Sousa, esteve no local auxiliado pelos Soldados Arrais e Lima. Acusados e vítimas foram levados até a Delegacia Regional de Polícia Civil juntamente com o veículo que foi o pivô da confusão. Dona Francisca disse à reportagem do Miséria que estava rezando o terço com os seus filhos e, de repente, o barulho começou. Na sua versão conta que o seu filho já foi recebido com desaforo ao pedir para baixar o som.OUÇAMCOMBATE – Sobre o trabalho de combate à poluição sonora em Juazeiro do Norte, a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) informou ter iniciado ações neste sentido baseada em apelos do Ministério Público. Uma equipe composta por pessoas de várias outras secretarias e órgãos públicos já percorreu bares, restaurantes e lugares com maior aglomeração de pessoas.

    Dentre estes, a Praça José Ilânio no Bairro Lagoa Seca, onde, normalmente, se concentram sons potentes e alvo de muitas reclamações pelos moradores próximos ou comerciantes. No fim de semana, não foi constatada nenhuma irregularidade. Na Avenida Leão Sampaio, dois veículos foram flagrados com volume em excesso e terminaram apreendidos, próx imos a AABB, e levados à delegacia junto com os seus condutores.

    A titular da Semasp, Onélia Leite, garantiu que o trabalho será retomado amanhã reiniciando pelo centro comercial de Juazeiro com a averiguação do volume das caixas de som usadas em lojas e por vendedores ambulantes, além dos carros de publicidade. Segundo especialistas, alem de provocar a surdez, o excesso de barulho causa outros problemas como a redução da capacidade de comunicação e de memorização, perda ou diminuição da audição e do sono, envelhecimento precoce e distúrbios neurológicos.

Fonte: Site Miséria

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA