quarta-feira, 7 de outubro de 2009

No Ceará os bandidos estão sendo prestigiados e os cidadãos entregues a própria sorte

A posição tomada pelo Secretário de Segurança do Ceará, Roberto Monteiro, em procurar "proteger" a imagem dos bandidos presos no dia-a-dia pela policia na capital e interior, vem dificultando a coleta de noticiais policiais também no interior. Além de ter detonado um problema sério junto aos delegados e policiais sérios, a posição do secretário beneficia os policiais preguiçosos, aqueles que não querem nada com a instituição, a não ser o salário no final do mês. "No Ceará o bandido está com mais prestigio do que o cidadão. Aqui ele estupra, mata, esfola e, ainda por cima, tem que dar autorização por escrito para dar entrevista", disse um oficial da PM, que não tem dado moleza para bandido na região do Cariri.

    A decisão do secretário Roberto Monteiro é criticada pela maioria dos policiais sérios e competentes do Ceará, aqueles que estão constantemente trocando tiros e enfrentando de peito aberto a bandidagem. Além de amordaçar os policiais, a determinação do secretário faz com que alguns bandidos façam chacota na hora da prisão e esnobem com os profissionais de imprensa. Por outro lado, o boicote nas informações está sendo embasado na posição tomada por Roberto Monteiro. No quartel do 2º BPM em Juazeiro, justo no local onde as noticias deveriam ser facilitadas para divulgação, estão sendo engavetadas inexplicavelmente. A PM no interior, ao que parece, tem procurado esconder a verdade do povo.

    Para o Comando do Policiamento do Interior (CPI) os relatórios seguem corretos todos os dias. Já para a imprensa, está havendo muita dificuldade. Os relatórios nas companhias ligadas ao 2ª BPM, também estão sendo boicotadas. O PMs dizem que só liberam com ordem superior. Ou seja, fazem de tudo para dificultar que a população que paga os salários dos policiais civis e militares do Ceará, seja informada da verdade. Censura, mordaça, negligência com a informação, boicote, medo, manipulação, são algumas das colocações feitas pelos repórteres quem cobrem o setor policial no Cariri. A meta agora parece ser: se for bom para a polícia, divulga. Se for ruim, esconde.

Por: Roberto Bulhões

Fonte: Site Miséria

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA