domingo, 4 de outubro de 2009

CORREÇÃO DO DIÁRIO DO NORDESTE: Acidente causou cinco mortes

Feridos atendidos: os pacientes mais graves foram encaminhados à Santa Casa de Sobral, onde permanecem em observação. A equipe médica de plantão constatou fraturas (Foto: Wilson Gomes)

Depois de um intenso trabalho no local do sinistro, os bombeiros localizaram os mortos entre os destroços em Viçosa do Ceará. A Polícia confirmou, ontem, a morte de cinco pessoas no acidente ocorrido na noite de sexta-feira última neste Município da Zona Norte do Estado (a 350Km de Fortaleza), fato noticiado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste. As outras três vítimas, dadas inicialmente como mortas, continuam em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Os mortos no desastre, que envolveu um caminhão com trabalhadores da construtora R. Furlani Engenharia, foram: Victor Domingos da Silva, 21, natural de Granja; João Paulo de Morais, 26, de Viçosa; Francisco Passos Dias, 20, de Viçosa; Luiz da Costa Almeida, 22, também de Viçosa; e José Erivelton Ferreira da Silva, 22, de Canindé. O acidente ocorreu por volta das 19 horas de sexta-feira na rodovia estadual CE-311 (em construção), na Serra do Cantagalo, distrito de Timbaúba, a cerca de 15 quilômetros da sede do Município de Viçosa do Ceará.

Feridos

Na Santa casa de Sobral permanecem internados, Israel Silva do Nascimento, Antônio Araújo de Morais e Gerardo Ribeiro Machado. Os três sofreram múltiplas fraturas e traumas, e continuam em estado crítico.

Já no hospital de Tianguá deram entrada, Manoel Márcio Ferreira de Menezes, 28; e Antônio Araújo de Morais, este último, transferido, depois, para Sobral. Estão ainda internados no hospital de Viçosa, André Francisco dos Santos, 27; José Antônio da Conceição, Damião Ferreira de Almeida, 18; Francisco de Sousa Araújo, e José Cláudio de Vasconcelos, 33. Outros pacientes foram liberados.

Ainda na madrugada do sábado, equipes de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Tianguá e Sobral trabalharam no local do acidente, um abismo de 105 metros de altura, no resgate dos cinco cadáveres.

O trabalho, no entanto, só terminou na manhã de ontem, depois que os militares fizeram um rescaldo e afastaram totalmente a hipótese de existir outros mortos nos destroços do veículo. Em seguida, equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciaram os trabalho de levantamentos técnicos para a produção do laudo que vai apontar as causas do desastre na Serra do Cantagalo.

No local, a Polícia ouviu a versão de algumas testemunhas sobre o que o que teria ocasionado o acidente com o caminhão Ford, de placa HUB-1491, inscrição de Caridade (CE).

A Polícia descobriu que o desastre aconteceu quando o caminhão, transportando cerca de 30 operários da construtora, seguia para o alojamento dos trabalhadores, montado na comunidade de Santa Terezinha, a cerca de 25 quilômetros do local onde aconteceu o sinistro.

Desespero das vítimas: os operários que estavam no caminhão entraram em estado de pânico. Alguns pularam da carroceria e tiveram pernas e braços quebrados, mas conseguiram se salvar


Construção

Todas as vítimas do acidente trabalhavam nas obras finais de construção da rodovia CE-311, que vai ligar os Municípios de Viçosa do Ceará e Granja.

Representantes da empresa acompanharam o atendimento hospitalar aos feridos. Os cinco corpos foram encaminhados, no começo da manhã, para o IML da cidade de Sobral.

MISTÉRIO
Motorista do caminhão desapareceu, mesmo ferido

A Polícia identificou o motorista do caminhão apenas pelo nome de Adriano. Misteriosamente, ele sumiu da região. Segundo algumas testemunhas, Adriano teria sofrido fraturas de costela. Mesmo assim, não deu entrada em nenhum hospital da região. Os policiais ainda fizeram buscas em cidades próximas a Viçosa, mas o guiador não foi localizado até a tarde de ontem.

A Polícia trabalha com a suspeita de que o guiador teria perdido o controle da direção do caminhão ao tentar fazer uma manobra indevida. Ele teria tentado ultrapassar um trator do tipo retroescavadeira e, nesse momento, o caminhão "sobrou" numa curva e saiu da pista de rolamento, indo se precipitar no abismo de mais de 100 metros de altura.

"Voou"

Um dos passageiros contou que o caminhão somente tombou depois de cair em terra firme, após "voar" no precipício. Alguns trabalhadores, desesperados, pularam da carroceria e sofreram ferimentos e fraturas. Outros, se agarraram aos colegas e permaneceram no veículo até este capotar.

Os primeiros atendimentos aos feridos foram feitos por pessoas residentes na região, que utilizaram seus próprios veículos para transportar as vítimas até o hospital municipal de Viçosa. Só depois disso, a Polícia foi acionada, assim como ambulâncias da região.

O inquérito que vai apurar as causas do acidente com cinco mortos será instaurado, nesta segunda-feira, na Delegacia Regional de Tianguá.

FERNANDO RIBEIRO/WILSON GOMES
EDITOR/COLABORADOR

Fonte: DN

********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA