sábado, 10 de outubro de 2009

Fim do Mistério: Adolescente morava com namorado

Adolescente foi levada pelo namorado para viver em Jaguaruana. A amiga que os apresentou permanece desaparecida

<<<

Família aliviada: A.L., que estava morando em Jaguaruana, foi atendida ontem, na Dececa (Foto: Miguel Portela)

O desfecho do caso da adolescente A.L,14, que estava desaparecida há quatro meses, aconteceu na tarde de ontem, na Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes, (Dececa). No entanto, a amiga também de 14 anos, R.M, que sumiu no mesmo período, permanece com destino desconhecido.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH), Eline Marques, enquanto não houver denúncia, pelo menos da mãe, sobre o desaparecimento da outra adolescente, não poderão ser iniciadas as buscas.

A.L chegou a Fortaleza, por volta das 16h, acompanhada pela coordenadora do EEPTSH. Ela foi encontrada pelo Conselho Tutelar de Jaguaruana, que havia sido acionado, após envio da foto da garota e cópia do depoimento da mãe para a Polícia Rodoviária Federal e todos os conselhos tutelares do Estado. Após dois dias de busca e apurações, o caso foi resolvido. A adolescente vivia maritalmente com um rapaz de 20 anos, morador de Jaguaruana. Ele compareceu à Delegacia de Polícia, junto com a mãe e disse que havia conhecido A.L. em Fortaleza e a levou para viver com ele, conforme Eline Marques.

De acordo com a delegada da Dececa, Ivana Timbó, o caso está encerrado, já que não houve configuração de crime, tampouco tráfico de pessoas. Segundo ela, a jovem não estava sofrendo exploração sexual. O rapaz não poderá ser enquadrado no crime de “estupro vulnerável”, porque A. L. já possui 14 anos completos e estava com ele por livre e espontânea vontade.

A adolescente prestou depoimento e a mãe registrou boletim de ocorrência. Elenisa Ferreira de Lima compareceu à delegacia acompanhada de um filho, portador de necessidade especial, e de uma amiga, também moradora do bairro Parque Água Fria, que havia ajudado nas buscas, durante os quatro meses em que a menina permaneceu desaparecida.

Como contou a vizinha, Kátia Farias,28, A.L já falava em voltar para Fortaleza, mas estava aguardando receber dinheiro do namorado para as passagens. Kátia também contou que a adolescente estava morando em um barraco com colegas da mesma idade, que diziam ter sido expulsas de casa.

A garota deve receber atendimento psicológico gratuito, se procurar a Secretaria de Justiça, na próxima segunda-feira.

Janayde Gonçalves - Reporter

Fonte: DN

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA