quarta-feira, 29 de julho de 2009

Juazeiro do Norte - CE - Praças públicas ganham academias populares

Um projeto para os juazeirenses se exercitarem em plena praça pública. As academias populares começam a se espalhar nesses equipamentos da cidade, com aparelhagem de ginástica, proporcionando condições de qualquer cidadão freqüentar academias ao ar livre, gratuitamente e com orientação técnica. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Esporte e Juventude. A Praça da Alegria, no bairro Novo Juazeiro, foi a primeira contemplada com os equipamentos públicos.

O trabalho vem sendo executado com o auxílio de estudantes de Educação Física. São 17 estagiários das universidades da região, que foram selecionados, de forma criteriosa, para orientar os frequentadores das academias populares. Eles se revezam em turnos de trabalho e são remunerados com bolsas. A idéia é que mais estudantes, segundo o coordenador do projeto Movimenta Juazeiro, Hermógenes Silva Campos, sejam incorporados, com as novas academias previstas para serem inauguradas posteriormente.

A inspiração para levar as academias às praças da cidade, beneficiando principalmente os grupos de idosos, nasceu a partir de um projeto encampado na cidade de Maringá, denominado Academia na Praça. Tanto que já existe um quadro de pessoas cadastradas para realizarem os seus exercícios. Na Praça da Alegria, no Novo Juazeiro, já são cerca de 300 pessoas cadastradas e na Praça José Geraldo da Cruz, mais de mil pessoas.

A meta é chegar a mais de duas mil pessoas, diz o coordenador, no primeiro momento dos trabalhos. Os horários de atuação dos grupos são alternados. Das 6 horas às 9 horas funciona o primeiro grupo nas praças, e, das 17 às 20 horas, o segundo grupo, de segunda à sexta-feira. O projeto das academias populares tem objetivo de incentivar a prática esportiva, e combater o stress e o cansaço. Em cada academia, quatro educadores físicos vão orientar as pessoas sobre a melhor forma de se exercitar.

"Essa é uma oportunidade para a população e os próprios estudantes, que estão tendo a oportunidade de unir a teoria à prática esportiva", ressalta Hermógenes. Segundo o secretário de Esporte e Juventude, Aurélio Matias, a instalação de cada academia, com apoios fixos, tem um custo de R$ 22 mil para o município. Ele afirma que mais cinco foram adquiridas pelo município e uma das praças a ter o benefício será a do Giradouro, onde as pessoas já têm aderido naturalmente aos exercícios diários.

O primeiro dia de inauguração chamou a atenção dos moradores do Novo Juazeiro. Crianças, adultos e idosos faziam filas para fazerem exercícios nos equipamentos. "A nossa finalidade é proporcionar uma vida mais saudável para a população, principalmente as pessoas que não podem freqüentar as academias particulares", ressalta o secretário, ao acrescentar a importância da democracia para a prática do esporte.

"Os professores e estagiários são bons instrutores. Todos foram escolhidos por meio de seleção pública. São pessoas capacitadas para o trabalho e também para desenvolverem um bom relacionamento com as comunidades", diz Aurélio. Os usuários estarão sendo acompanhados, por isso a importância dos cadastros com todos os dados dos assíduos das academias populares ao ar livre.

Segundo o secretário, há uma aposta nesse trabalho nas praças, por dar um condicionamento e prolongar a vida das pessoas, com redução de taxas como glicemia, colesterol, reduzindo a obesidade e promovendo a saúde da população. "O mais importante é que esse trabalho terá um acompanhamento para orientação dos exercícios e caminhadas de cunho científico", enfatiza.

Mais informações:

Prefeitura de Juazeiro Praça Dirceu de Figueiredo Rua São Pedro, S/N, Centro (88) 3566.1020

Fonte: Miséria.com

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA