sexta-feira, 31 de julho de 2009

Quixadá, cidade do Sertão Central, foi a primeira do interior cearense a registrar um caso confirmado de Influenza A

Quixadá, cidade do Sertão Central, foi a primeira do interior cearense a registrar um caso confirmado de Influenza A (gripe suína). E, desde a última segunda-feira, 27, quando foi feito o registro oficial, informa a coordenadora da Atenção Básica, mais sete casos suspeitos da doença estão sendo monitorados. “Só temos um caso confirmado”, ratifica Karine Matias. No Ceará, são 40 casos confirmados - 39 em Fortaleza, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A transmissão do vírus H1N1 (que provoca a gripe suína), no Ceará, ainda não se dá de forma sustentada, concordam os médicos Antônio Lima, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, e Manoel Fonseca, presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A. Ou seja, os pacientes têm sido contaminados em viagens a locais infectados ou no contato com pessoas afetadas pela gripe e que também trouxeram o vírus de fora.

Mesmo um dos últimos casos confirmados, em Fortaleza, o do jovem de 20 anos que não sabia como teria contraído a gripe, pois não havia viajado ou mantido contato com pessoas infectadas, não significa a transmissão sustentada do H1N1. “Ele esteve no Fortal (micareta realizada de 23 a 26 de julho e que, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 700 mil foliões). Não podemos ainda caracterizar como de transmissão sustentada, porque ele esteve em um evento de grande porte (e com pessoas de diversos estados)”, considera Manoel Fonseca, lembrando a facilidade de propagação do vírus em aglomerações. O especialista ressalta ainda não haver a disseminação do H1N1 em Quixadá, apesar do aumento de casos suspeitos de gripe suína na cidade.

O paciente de Quixadá tem 31 anos e contraiu o vírus H1N1 em uma viagem a Brasília (DF). “Ele apresentou sintomas leves, como febre e tosse”, tranquiliza Karine. Ela esclarece que os casos suspeitos são identificados no município, mas os exames necessários são realizados por meio do Hospital São José, em Fortaleza. Karine ressalta que os profissionais locais de saúde já recebem treinamento para melhor identificar os sintomas da Influenza A e realizar o encaminhamento - hospitalar, ou não - mais adequado.

Também na Capital, reforço na prevenção e no diagnóstico. Nas últimas três semanas, sublinha o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, houve “treinamento dos profissionais de saúde do município, tanto da rede básica quanto da rede hospitalar”. A ação abarcou os 91 postos de saúde, das seis Regionais, e cinco hospitais públicos: Frotinha de Antônio Bezerra, Gonzaguinha do José Walter, Gonzaguinha e Frotinha de Messejana e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará). “Capacitamos, aproximadamente, 180 pessoas”, conclui.

Nos postos, um enfermeiro e um médico passaram pelo treinamento e tornaram-se multiplicadores das informações. Também 56 agentes da Defesa Civil receberam orientações sobre a Influenza A, para repassar à população em áreas de risco, escolas, shopping centers, eventos públicos. No início da próxima semana, profissionais da Santa Casa de Misericórdia, da Guarda Municipal e do Frotinha de Parangaba devem ser treinados. Como ainda não existe vacina contra a gripe suína, prevenir continua sendo a prescrição dos especialistas.

E MAIS

Além do treinamento iniciado em Quixadá, é realizada, hoje, outra capacitação de profissionais de saúde em Sobral. O médico Manoel Fonseca informa que as orientações são repassadas por infectologistas do Hospital São José - referência no tratamento.

Assim como o hospital de Quixadá, os hospitais de Sobral e de Barbalha vão se credenciar para ser referência no tratamento da gripe suína, completa Manoel Fonseca. "O Hospital São José já está sendo sobrecarregado". Ele acredita que os hospitais privados já estejam prontos para cuidar dos casos que necessitam de internação - pacientes com síndrome respiratória aguda grave. "É como se fossem tratar casos de pneumonia", compara.

Fonte: Quixaramobim Agora(diariocentral.blogspot.com)

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA