quarta-feira, 22 de julho de 2009

TVC começa a transmitir em sistema digital

A TV Ceará entrou no ar com o sistema digital em fase de testes. A TVC é o primeiro canal público do Brasil a transmitir em sinal digital. Quem tem o conversor, já pode assistir às imagens em alta definição, no canal 28. Todo o processo foi resultado de um trabalho incansável de técnicos da emissora, com o apoio e incentivo do Governo do Estado, que liberou investimentos da ordem de R$=13 milhões para a compra de equipamentos de última geração.

A emissora adquiriu um transmissor digital compacto e ecologicamente correto, que consome menos energia. Também já comprou e instalou a antena digital na torre de transmissão e o digimaster. Estão em processo de licitação, os equipamentos de produção: três ilhas digitais de edição, o controle mestre, microfones, seis câmeras HD para estúdio e reportagem. Segundo o Presidente da TVC, Augusto Benevides, o desafio foi vencido com muita luta, um trabalho realizado com amor e extrema dedicação por parte de toda a equipe. Até colocar no ar o sinal digital, foram feitos trabalhos de recuperação da torre,treinamento de funcionários, reforma e climatização do estúdio, debates e troca de informações com os grandes centros especializados no assunto. E as melhorias vão continuar.

O projeto de reforma do prédio já foi concluído pelo DER e logo será realizada a licitação. "A TVC entra na modernidade,sem ficar a dever nada às maiores emissoras públicas do mundo. O transmissor da Rhode Schwarz é um dos mais modernos, proporcionando economia de energia de até 30% em relação aos transmissores da concorrência. É um novo tempo e abre-se assim, uma nova página nas comunicações do Ceará e do Brasil", acrescenta Guto Benevides. A inauguração oficial da TVC HD acontece no próximo mês.

Fonte: Jonas Melo

********************************************