sexta-feira, 24 de julho de 2009

MENORES VICIADOS CAUSAM PÂNICO EM ICÓ

Em nosso dia-a-dia tornou-se normal vermos crianças e adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas, usando drogas, fazendo roubos, invadindo comércios no centro de Icó e fazendo a maior baderna. Os comerciantes já não sabem mais a quem recorrer, esses menores infratores tiram a paciência desde os camelôs e vendedores autônomos até as funerárias, lojas em geral, supermercados, feirantes e de pessoas que percorrem pelo centro. Inclusive um dos casos que tomei conhecimento foi que alguns desses menores, invadiram um restaurante em horário de almoço, onde na ocasião estava cheio de clientes e jogaram areia em todos que se encontravam ali fazendo sua refeição. Os mesmos agiram com bastante violência e com palavras ameaçadoras contra as pessoas que lá se encontravam.

Lembrando que além do centro, os menores agem também nos bairros, praticando pequenos furtos, apertando em campainhas, quebrando galhos de árvores, batendo em portas e portões, jogando pedras em telhados... Eles sempre andam com umas garrafinhas com solventes na mão e para onde nos viramos acabamos nos deparando com esses infratores , seja a qualquer hora do dia ou da noite , no centro ou na periferia , na Coluna da Hora ou na Ponte Piquet Carneiro, eles aprontam em toda a cidade e ninguém toma providências.

Onde está o Conselho Tutelar de Icó? Cadê as autoridades competentes que não tomam providências? “Nós não podemos mais trabalhar tranqüilos, pois eles vem nos obrigar a dar-lhes dinheiro e se não damos, partem para cima da gente com agressões verbais e físicas”. (Falou um dos vendedores ambulantes).

Outro caso que pude ouvir, foi de um atendente de uma determinada empresa: “Eu estava aqui em meu trabalho quando chegou essas menores e uma delas disse-me que sou bonito e me perguntou se eu queria sair com ela, pois a mesma só cobraria 10,00 (dez) reais pelo programa”.

Segundo informações, algumas dessas crianças e adolescentes já foram levadas para uma casa de menores em Fortaleza e em um dos passeios pela praia, eles acabaram fugindo e retornando para Icó pegando caronas, gerando daí outra informação que corre pela cidade, que quando esses infratores estavam aprontando em uma Perfumaria de Icó, a polícia foi acionada e os mesmos conseguiram dispistar os policiais e depois andavam comentando que eles (os menores) deram olé até na polícia de Fortaleza e por que não conseguiriam escapar dos policiais de Icó?

Na verdade é que alguém tem que tomar providências, não podemos aceitar e ficar de braços cruzados vendo essas coisas acontecerem. Onde está o Poder Público? Cadê o Conselho Tutelar? Ou melhor, existe Conselho Tutelar em Icó? Quem é o responsável por manter a ordem na cidade? Onde esses menores estão comprando esses solventes? São perguntas que os cidadãos que nasceram ou residem em Icó querem saber.

Alguém tem que tomar providências enquanto está no início, porque a tendência é aumentar e quando formos darmos contas, não serão somente, três ou cinco, pois esses pequenos infratores vão incentivando outros adolescentes, outras crianças e quando cair a ficha das autoridades, já estará quase sem jeito pela grande quantidade de viciados e dependentes químicos. Vale lembrar que além de furtos, algazarras e badernas esses menores também se prostituem.

Por: Tonny Nascimento. ***********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA