
Este mês de julho é o mais chuvoso dos últimos 20 anos no Ceará, segundo a Funceme. As chuvas devem continuar até agosto. Porém, mais fracas.
A chuva intensa deixou vias de Fortaleza alagadas, como a avenida Duque de Caxias, no Centro.
Em vez do fim das chuvas, o mês de julho vem tendo precipitações equivalentes aos dias de quadra chuvosa em todo o Ceará. Das 13 horas de quarta-feira até o mesmo horário de ontem, choveu 37 milímetros (mm) na Capital. Chuvas acima de 30mm foram registradas em 29 municípios do Estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o meteorologista Eduardo Peixoto, há 20 anos não havia tanta chuva em julho no Ceará.
A precipitação está acima da média para o período que é considerado fora da quadra chuvosa, que termina oficialmente no início de junho. O gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, explica que o acumulado de chuvas em julho foi de 45.3mm para todo o Estado, maior número em 20 anos. A média estadual para este mês é de 30mm. Ele diz que o volume de chuva deve diminuir agora: "Mas devem ocorrer chuvas de madrugada".
A causa é um fenômeno conhecido como ondas de leste, informa Eduardo Peixoto. Ventos fortes trazem para o Ceará a influência da quadra chuvosa dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. As nuvens baixas, que não causam tempestades, são empurradas em direção ao litoral. “A característica desse sistema é a chuva fraca e prolongada, com intervalos”, detalha o meteorologista.
Os últimos dois dias de chuva surpreenderam quem contava com o sol. A aposentada Vilma Bruzi, 66, e o feirante José Ribamar Pereira, 67, vieram de Brasília (DF) para desfrutar a praia, mas só puderam passear com chuva. “No primeiro dia, a gente foi fazer compras, e ontem (anteontem) o tempo abriu muito tarde. Hoje, que é o último dia, o jeito é aproveitar com chuva mesmo”, consolava-se Vilma.
O sol deve reaparecer no fim de semana, segundo a Funceme. Mas as chuvas devem continuar durante a primeira quinzena de agosto, com menos intensidade. (Colaborou Marcos Cavalcante).
E MAIS:
> Os municípios onde mais choveu, das 7 horas de quarta-feira às 7 horas de ontem, foram Horizonte (77mm), Juazeiro do Norte (69mm), Fortim (68mm), Itapajé (66mm), Guaramiranga e Campos Sales (57mm).
> Na quarta-feira, em Fortaleza, choveu 73 milímetros.
> Em junho, choveu em 153 municípios do Estado. De 1º a 23 de julho, a Funceme registrou chuvas em 157 cidades.
> Só em Fortaleza, o acumulado do mês era de 196mm até ontem. Julho de 2008 teve 14,6mm.
> A Defesa Civil de Fortaleza registrou sete ocorrências das 12 horas de quarta às 12 horas de ontem. Houve risco de desabamento nos bairros Parque Santa Maria, Bom Jardim e Barra do Ceará, e um registro de alagamento na Paupina.
Fonte: O Povo
**********************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE ESSA MATÉRIA