quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POLUIÇÃO SONORA - ICÓ-CE

"Quem tem boca fala o que quer e quem tem ouvidos escuta o que não quer".

Diante desse ditado popular resolvi fazer essa matéria:

Em Icó o abuso de carros e motos com caixas de som e com o volume altíssimo, pertubam as pessoas que trabalham e que precisam resolver alguma coisa no Centro da cidade e ninguém toma providências.

Não tenho nada contra os empresários e comerciantes que utilizam esse tipo de publicidade, pelo contrário, apoio pois é mais uma opção de emprego que a cada dia surge para Icó. O problema é que não há conciência e acabam exagerando com uma altura terrível dos carros e motos de som, que ficam circulando na mesma Avenida, como já vi chegando até andar em fila, deixando a população e os outros comerciantes correndo riscos seríssimos de audição, devido ao excesso e ao volume altíssimo que vem dos veículos e motos com seus sons.

Isso acontece na Avenida Nogueira Acioly, em pleno Centro de Icó. Outro detalhe curioso é que algumas dessas lojas, além dos veículos ou motos, usam também o som interno em seus estabelecimentos. Vejam o que os nossos ouvidos tem que suportar: motos e carros de som com volume extarrecedor andando em círculo na mesma Avenida, muitas vezes andando em fila, carros de som parados em frente sua respectiva loja, som no interior de algumas lojas... Ou seja, na maioria das vezes não conseguimos entender nada, só muito barulho, muita poluição sonora.

O exagero dessa grande poluição sonora ao invés de chamar clientes acabam afastando, devido ao excesso de volume e pela quantidade de poluidores sonoros praticamente todos juntos e em uma mesma rua. Seria mais interessante e com certeza atrairia mais clientes se deslocassem esses carros e motos para outras ruas, bairros e sítios da região com um volume permitido dentro dos padrões de decibéis, que realmente transmitisse a mensagem para o cliente.

Fotos: Tonny e Adriana Nascimento

Por: Tonny Nascimento

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA