terça-feira, 25 de agosto de 2009

Crato - CE: Bonecas são expostas na Itália

A arte das mulheres bonequeiras estará presente no 17º Congresso Internacional de Psicoterapia de Grupo, que foi aberto ontem, em Roma, Itália, com a participação de 1.300 profissionais da área da saúde vindos de várias partes do mundo. A informação é da psicodramatista cratense Elisete Leite Garcia, que participa do encontro com uma coleção de bonecas de pano que foram fabricadas debaixo de um pé de manga, pelas bonequeiras do município do Crato.

Elisete vai apresentar um tatadrama ancorado no pensamento do filósofo Platão, segundo o qual, "você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa".

O tatadrama, de acordo com a psicodramatista Elisete, é um processo sócio-educacional que cria um espaço para vivência, reflexões e buscas de ações transformadoras do ser por meio do personagem representado pelas bonecas de pano.

Educação

A utilização das bonecas como instrumento educacional nasceu de um sonho de criança. Elisete saiu da cidade do Crato com menos de seis anos de idade. Em São Paulo, depois de formada, lembrou-se das bonecas de pano que embalaram seus castelos de areia e suas mais ternas memórias da meninice no Interior. A partir disso, a psicodramatista descobriu que estas bonecas poderiam ser utilizadas numa atividade lúdica, que resgatasse e despertasse a criatividade, a imaginação, a espontaneidade, a integração e a identidade nas pessoas.

Elisete, então, voltou ao Crato, onde reuniu um grupo de mulheres para a fabricação de bonecas. A atividade tornou-se uma terapia de grupo.

Debaixo de uma mangueira, no quintal da casa de uma das artesãs, as mulheres conversam, trocam idéias, se atualizam sobre o que acontece no mundo e na vida de cada uma, enquanto fabricam bonecas, que são vendidas na região e que também são levadas para a capital paulista.

Nos braços e nos sonhos de Elisete, as bonecas participaram de exposições no Ceará e no exterior. Agora estão na Itália, participando de um dos maiores encontros dessa linha de trabalhos terapêuticos e educacionais. "As bonecas fazem emergir o inconsciente, revelam aptidões, desejos, aspirações e necessidades", diz Elisete.

Fonte: Miséria

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA