quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Orós prepara festa para seu aniversário

No próximo dia 1º de setembro, o município de Orós completará 52 anos de emancipação política. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Orós preparou uma programação especial, que incluirá inaugurações de obras, disputas esportivas, apresentações culturais, lançamentos de programas e sessão solene na Câmara dos Vereadores.

Na quinta-feira, 27, a programação festiva inicia com a inauguração do posto de saúde do sítio Caraúbas e de uma escola no sítio Boa Vista. À tarde, haverá uma solenidade com os secretários municipais e sessão solene na Câmara dos Vereadores de Orós.

“Aproveitando as comemorações de aniversário do município, vamos inaugurar um posto de saúde no sítio Caraúbas, uma escola no sítio Boa Vista e outra no sítio Pereiro dos Pedros. Essas obras estão melhorando a qualidade de vida das pessoas residentes nesses sítios, uma vez que elas não precisam mais se deslocar para receber atendimento médico e estudar. Também vamos lançar programas e inaugurar outras obras”, conta a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.

Na sexta-feira, dia 28 de agosto, a programação iniciará com uma corrida ciclística. Ainda pela manhã, serão lançados o programa Gestar, que tem o objetivo de capacitar os professores do ensino fundamental I, e o programa Segundo Tempo, que busca democratizar a prática de esportes, realizando atividades no contra-turno escolar.

À tarde, as comemorações prosseguem no balneário do Açude Orós, onde haverá uma homenagem aos guarda-vidas e entrega de premiação para o cozinheiro que fizer o peixe mais bem decorado e para o garçom e garçonete mais bem caracterizados. Após a premiação, haverá desfile da grife Moda Praia Orós, com peças em couro de tilápia confeccionadas pela Associação das Mulheres Artesãs de Orós, que engloba profissionais formadas pelo curso de Corte e Costura ofertado gratuitamente pelo Centro de Inclusão Produtiva Maria Zilá Garcia Dantas, inaugurado pela prefeita Fátima Maciel Bezerra no primeiro semestre de 2009. Após o desfile, haverá música e degustação de peixe às margens do Açude Orós, onde o público poderá apreciar o belíssimo pôr-do-sol que o local oferece.

“A programação de aniversário de Orós atrairá visitantes de toda a região para o município, movimentando a economia local. Aqui, os visitantes irão encontrar um excelente banho de açude, com a segurança feita pelos guarda-vidas, uma programação diversificada com esporte, cultura e festa, além de ótimas opções de comida e bebida”, afirma o secretário de Turismo de Orós, Arileudo Barbosa.

No sábado, 29, o dia será marcado pelas competições esportivas realizadas no Açude Orós, que incluirão corrida de canoa, corrida de barco, corrida de pedalinho e puxada de barco. À tarde, será inaugurada mais uma escola, desta vez no sítio Pereiro dos Pedros. A programação segue à noite, na Praça Anastácio Maia, com show cultural e competição de composições inéditas. “Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal para valorizar a cultura local. Durante o show, os artistas da terra se apresentarão e mostrarão seus talentos na música, dança e teatro”, diz a secretária de Juventude, Esporte e Cultura de Orós, Socorro Nunes.As competições esportivas continuarão durante todo domingo, 30.

Na segunda-feira, 31, A programação iniciará às 7h com uma maratona de 5 km saindo da Prefeitura até o Rochedo. Às 7h30, haverá o “Saúde na Praça”, onde a equipe da Secretaria de Saúde de Orós prestará atendimentos básicos às pessoas que passarem pelo local. Em seguida, ocorrerá o lançamento do programa Saúde nas Escolas, que realizará um trabalho de saúde preventiva junto aos estudantes. Ainda pela manhã, a prefeita Fátima Maciel Bezerra irá inaugurar o Pólo da Universidade Aberta do Brasil e a Biblioteca Municipal, que estão facilitando o acesso da população oroense ao conhecimento. À tarde, a prefeita entregará as portarias aos servidores concursados. À noite, a partir das 23h, haverá festa no Dançódromo Beira-Rio.

No dia 1º de setembro, data oficial de emancipação do município, será realizada às 10h uma missa em ação de graças na Igreja Matriz. À tarde, a partir das 16h, haverá desfile cívico das escolas municipais. Este ano, o desfile será temático e cada escola contará, de forma criativa, a história das pessoas que dão nome às instituições de ensino. “Com essa ação, pretendemos estimular a juventude oroense a conhecer mais as pessoas que fizeram e fazem a história do nosso município, a fim de resgatar, preservar e valorizar a nossa história”, afirma a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Fonte: Iguatu.net

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA