sábado, 4 de julho de 2009

“Governador Cid Gomes: Entrega a Sobral o Ronda do Quarteirão”

O Governador Cid Gomes, acompanhado que foi do secretário de segurança pública do estado do Ceará, Dr. Roberto Monteiro, do comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Willian Alves Rocha e demais autoridades presentes, entre elas, o Prefeito de Sobral Dr. Leônidas Cristino, o Dr. Herbert Ponte e Silva, delegado de Polícia Civil, o Cel. Gilvandro, Comandante do 3º BPM em Sobral, que entregou o novo sistema de segurança pública, aos sobralenses, por volta de 20:00h do dia 28 de junho, no Boulevard do Arco do Triunfo, explicando com detalhes, o funcionamento do Ronda do Quarteirão, que foi dividido em dez áreas, e que manterá os mesmos policiais em cada área, para que seja de fato, uma polícia comunitária, onde o cidadão possa contar com os serviços dos policiais 24 horas por dia. Assim sendo, frisou bem o governador, deverá funcionar a contento o tripé hora instalado: Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público.

Aquela preocupação de cadeias e penitenciárias lotadas não ocorrem se todos estiverem em sintonia. Falou também o Governador do Ceará, Dr. Cid Ferreira Gomes, da tecnologia de Primeiro Mundo, que traz maior desempenho ao Policial e Rapidez em suas ações dentro de cada viatura.

A população irá receber a visita do policial e ficará ciente dos telefones de comunicação de cada área, sem que seja necessário o uso do velho telefone 190. Sobral desde a noite de domingo dia 28/06, já conta com esse novo sistema de segurança. O Ronda do quarteirão, já é uma realidade na terra de Dom José.

Por Lincoln Cavalcante

Fonte: Blog da Folha

Governo Estadual implanta Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte

Durante a solenidade, Cid Gomes autorizou a construção da cadeia pública de Juazeiro do Norte.

Depois de Sobral, na região Norte do Estado, chegou a vez de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, receber o programa de policiamento comunitário do Governo Estadual, Ronda do Quarteirão. A implantação do Programa no Interior do Estado marca o cumprimento de uma promessa de campanha do governador Cid Gomes que lançou na noite de segunda-feira (29), o Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte.

A partir de agora, serão 82 policiais distribuídos em 15 novas viaturas, buscando a integração da Polícia com a comunidade para que juntas estabeleçam estratégias preventivas contra a criminalidade em Juazeiro do Norte. Para isso, o município foi dividido em 11 áreas. Cada uma delas será patrulhada por uma equipe de oito policiais que se revezarão 24 horas por dia, e será exclusiva de cada região. Todas as viaturas do Programa são rastreadas e equipadas com computador de bordo, sistema de radiocomunicação e telefones.

Na oportunidade, Cid Gomes assinou a ordem de serviço para construção da Cadeia Pública de Juazeiro do Norte, com capacidade para 83 detentos. No equipamento, que incrementará o sistema de segurança do município, o Governo está investindo recursos superiores a R$ 2,3 milhões. De acordo com o secretário da Justiça, Marcos Cals, o prazo para conclusão das obras será de 240 dias. Cals também informou que serão, no total, 25 cadeias de pequeno porte instaladas no Interior do Estado. Na próxima quarta-feira (01) será inaugurada, em Itaitinga, a Casa de Privação Provisória de Liberdade, para desafogar as delegacias e com capacidade para 950 detentos.

Para o governador, o momento de implantação do Ronda em Juazeiro é um momento de retribuição a confiança depositada pela população. “A única herança que eu quero deixar para as pessoas é o respeito e o reconhecimento do trabalho que realizei”, disse, referindo-se, no caso, as ações em segurança.

Cid também detalhou o andamento de outras ações no Cariri como a construção da estrada Padre Cícero, que diminuirá o percurso para Fortaleza, de 90 quilômetros, a construção do Hospital Regional, a construção do Centro de Convenções Regional, a conclusão da Praça dos Romeiros. “Os gestores tem que aprender a transformar a necessidade das pessoas em projetos”, resumiu Cid .

O secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, destacou os investimentos do Governo Estadual no combate à violência. Além da implantação do Ronda do Quarteirão, estão em construção a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, a Delegacia da Mulher, a criação do Ciops e a implantação do Telecentro para capacitação de policiais. “O que lançamos aqui é o mais completo projeto de policiamento comunitário do Brasil”, disse, informando ainda que tem recebido secretários de segurança de outros estados brasileiros para conhecerem o Ronda do Quarteirão.

Ronda – O Ronda do Quarteirão é um programa de segurança pública implementado no Estado em novembro de 2007, em cinco áreas piloto, e depois expandida. Em 22 de fevereiro de 2008 foi ampliado de 76 para 91 áreas, abrangendo todos os bairros de Fortaleza. Em 12 de junho de 2008 houve a expansão do programa para mais 20 novas áreas de atuação, abrangendo por completo as regiões de Fortaleza e dos municípios de Caucaia e Maracanaú.

Ainda este ano, o Ronda do Quarteirão deverá chegar também nos municípios de Canindé, Crateús, Barbalha, Crato, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Cascavel.

Região Metropolitana do Cariri

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes sancionou a Lei que cria a Região Metropolitana do Cariri. A partir de agora, o poder público tanto estadual, quanto dos municípios que compõem a região, terão instrumento para trabalhar ações integradas, assim como acesso a recursos públicos específicos. Cid anunciou que estão previstos investimentos de R$ 130 milhões na Região Metropolitana do Cariri.

De acordo com o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, o Governo já está adotando medidas para beneficiar a população através da Região Metropolitana do Cariri. “Estamos trabalhando na elaboração do projeto executivo para a criação do Consórcio Público de Gestão e Operação do Aterro Sanitário da Região do Cariri”, exemplificou.

Foto: Joca Barbosa

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA