segunda-feira, 20 de julho de 2009

POPULAÇÃO ATERRORIZADA COM FALSOS SEQUESTROS

Uma onda de falsos sequestros estão acontecendo no município de Alcântaras-CE, várias residências receberam uma ligação informando sobre um suposto sequestro.

Após pedirem alguma informação sobre a suposta vítima, os delinqüentes começam a fazer ameaças e pedem resgate, para que seja depositado em uma determinada conta. Geralmente em torno de R$ 2.000,00. Após a família averiguar direito o caso, descobrem que o sequestro nunca existiu.

População deve estar atenta para possíveis golpes de falso sequestro. Normalmente as ligações com tentativas de estelionato por falso sequestro são provenientes de chamadas a cobrar, por isso é importante solicitar a identificação assim que atendido o telefonema.

Se a identificação não acontece imediatamente e for verificada que a chamada não é de uma pessoa de suas relações, a ligação deve ser interrompida. A mesma coisa deve ser feita quando é informado um sequestro, neste caso o telefonema tem que ser finalizado e o contato com a pessoa que seria vítima dos bandidos deve ser feito na mesma hora, caso o contato não seja possível o caso deve ser informado para a polícia pelo telefone 190 ou em uma delegacia mais próxima.

Outra dica é que a pessoa contactada por telefone mantenha a calma e evite repassar informações que possam ser utilizadas pelos bandidos, como nomes de pessoas próximas, grau de parentesco ou detalhes de sua residência. Geralmente os golpistas têm disponíveis apenas informações básicas da suposta vítima e de familiares ou amigos. Desta maneira eles tentam extorquir dinheiro e cartões de telefone celular anunciando o falso sequestro. Em muitos casos os supostos sequestradores simulam gritos e pedidos de socorro das vítimas, envolvendo a família através do "terrorismo psicológico".

O golpe que já causou pavor em muitos brasileiros está de volta: o falso seqüestro, no qual bandidos telefonam para uma pessoa dizendo que mantêm um parente dela refém. De dentro de presídios, criminosos fazem ligações para famílias em todo país.

De acordo com consultores em segurança é preciso manter a calma e saber como agir nessas situações. Em geral, os telefonemas são a cobrar e alguém do outro lado da linha pede socorro. Uma gravação mostra como eles agem: “Alô? Alô? Mãe?”, diz o suspeito, tentando enganar a vítima. “Mãe é você, mãe? Mãe me ajuda. Pai?”, continua ele.

Um especialista em segurança, já recebeu a ligação do falso seqüestro duas vezes. "100% dos casos são puro teatro. Não existe um seqüestro concreto em que se exige um tempo tão curto para você sair correndo e depositar o dinheiro", explica. É difícil manter o controle quando se recebe uma ligação como essa, ainda mais envolvendo um familiar. Mas, segundo os consultores em segurança, é preciso agir friamente para não cair no golpe do seqüestro.

Eles recomendam que a pessoa desligue o telefone. Caso o suspeito insista, a pessoa pode chamar pelo jovem que se diz seu parente como se fosse seu filho, mas por um outro nome. Se seu filho se chama José, chame a pessoa do outro lado da linha de Joaquim e observe se os suspeitos confirmam o nome. Um outro truque que você pode utilizar para saber se os bandidos estão falando a verdade é pedir alguma informação que só seu filho sabe como, por exemplo, a data de aniversário dele.

Fonte: Blog de Alcântaras

******************************************