quarta-feira, 22 de julho de 2009

Infraero conclui imissão de posse do Aeroporto Regional do Cariri

Juazeiro do Norte-CE:

Sob o título "Aeroporto regional", recente editorial do Jornal Diário do Nordeste trata da questão relacionada com as melhorias a serem introduzidas no campo de pouso de Juazeiro do Norte em nome de mais conforto e condições de atender a uma demanda sempre crescente. É que, após idas e vindas, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) concluiu a imissão de posse do Aeroporto Regional do Cariri. A sua área territorial e as atuais instalações foram transferidas do Estado para a União, em cumprimento a um convênio de repasse celebrado desde a administração estadual passada.

A Infraero, por sua vez, programa a realização de concorrência pública para ampliar o terminal de passageiros, climatizá-lo e dotá-lo de condições mínimas de conforto para acomodar o fluxo de pessoas em trânsito por aquele aeródromo. E mais: a construção, em três anos, de um novo aeroporto em frente ao atual, como parte de um projeto mais arrojado. As próximas reformas terão caráter de emergência.

A mesorregião do sul do Ceará congrega 33 municípios, com estágios diversificados de crescimento. Uns tendem a expandir sua economia primária como a única opção existente. Uma minoria vem diversificando suas atividades agrícolas com o fluxo comercial provocado pela injeção mensal dos recursos dos benefícios sociais pagos à conta da previdência rural e do programa Bolsa Família.

Um terceiro e diminuto grupo conseguiu atrair empresas industriais variando suas atividades produtivas, mas sem seguir um planejamento regional capaz de dar continuidade a essas mudanças, por faltar à região uma política de desenvolvimento de médio e longo prazos. Por isso, seu crescimento econômico se processa de forma espontânea e diversificada.

A institucionalização da Região Metropolitana do Cariri arrola-se, num primeiro momento, entre as providências capazes de carrear recursos externos para bancar a infra-estrutura dos seis municípios nela destacados, sem embargo da inclusão de outros, mais adiante. Estas seis primeiras edilidades se ressentem de serviços públicos essenciais, como o tratamento do lixo domiciliar, hospitalar e industrial; a preservação dos mananciais de água potável; de planos de crescimento urbano ordenado; de matadouros industriais; e de um consórcio público para reduzir seus custos administrativos.

Nessa linha de prioridades se destacam, também, a melhoria operacional do atual Aeroporto Regional e a necessidade de recuperação do aeroporto existente até a década de 60 no platô da Serra do Araripe. Mesmo funcionando em condições limitadas, o atual aeródromo Orlando Bezerra registrou o trânsito por suas dependências, em 2008, de 178 mil passageiros. A previsão para 2009 é de 230 mil visitantes. No ranking nacional de 67 instalações aeroportuárias, ele já ocupa o 41º lugar, superando o tráfego de Palmas (TO) e de Boa Vista (RR). O Vale do Cariri exerce, igualmente, forte influência nas áreas limítrofes com Pernambuco, Piauí e Paraíba, pela via das trocas mercantis, da devoção ao Padre Cícero e da integração cultural. A ausência de uma base estrutural adequada limita essa integração. A criação de vôos regionais seria um primeiro passo para consolidar o desenvolvimento regional.

Fonte: Miséria

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