sábado, 4 de julho de 2009

Tumulto entre alunos e governador na Uece

Fortaleza - CE:

A visita do governador Cid Gomes (PSB), ontem de manhã, à Universidade Estadual do Ceará (Uece) acabou em grande tumulto. O governador foi inaugurar a biblioteca do Campus do Itaperi, mas logo na chegada ao prédio foi cercado por um grupo de estudantes que foram cobrar melhorias para a Uece.

O governador cearense ficou preso dentro da biblioteca até que conseguiu negociar com os estudantes uma reunião no auditório central da Universidade. O clima esquentou quando Cid Gomes saía da biblioteca para o auditório e foi abordado por um universitário. Já quase na porta, o governador empurrou um dos manifestantes para conseguir sair do prédio, cercado pelos seguranças.

O movimento estudantil reivindica concurso para professor e técnico administrativo. Segundo a direção do movimento, muitos professores são substitutos e os alunos ficam sem professor quando o contrato acaba no meio do semestre. Além disso, estudantes executariam funções que eram para ser de técnicos administrativos dentro da Uece.

O reitor da Universidade, Francisco de Assis Moura Araripe, disse que a orientação do governador Cid Gomes é de que não vai assumir o compromisso para novos cursos, mas sim valorizar os já existentes.

Em relação à critica dos estudantes sobre a falta de professores, esclarece que há a aprovação do Governador do Estado e que a Uece finalizará, dentro de três meses, um levantamento das necessidades em cada área. Atualmente, existe uma carência de 205 professores, que devem ser contratados até 2010.

Os universitários convidaram Cid Gomes a almoçar no restaurante universitário, o que foram prontamente atendidos. "Já comi coisas piores", falou o governador se referindo ao sabor da comida, após se servir no "bandejão".

A estudante Ângela Nóbrega, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Movimento Conlutas, contou que mais de 600 estudantes fizeram a manifestação na presença do governador para reivindicar a ampliação do acervo bibliográfico da Biblioteca Central; o centro poliesportivo para o curso de Educação Física; o novo Hospital Veterinário e o concurso para professores.

Fonte: Miséria.com.br

**********************************************