quarta-feira, 5 de agosto de 2009

4 casos confirmados e 12 suspeitos da gripe "A" em Quixadá

Depois dos quatro casos confirmados de gripe A, sendo três deles mediante clínica epidemiológica e um por análise laboratorial, a Coordenadoria de Atenção Básica de Quixadá monitora outros 12 casos suspeitos. Para evitar novas contaminações, a Vigilância Sanitária do município continua alerta. Agentes da saúde orientam passageiros no Terminal Rodoviário. A prevenção se estende aos locais onde existe aglomeração.

Nas repartições públicas o cuidado é o mesmo. Na Delegacia Regional de Polícia Civil, os policiais usam máscaras para atender o público. Parte da equipe reside na Capital e alguns já estão gripados. Apesar da categoria está de greve, o movimento continua intenso. "Não há como não evitar o contato direto com as vítimas e os suspeitos, de crimes", comenta o inspetor Cláudio Nogueira.

Na Farmácia Popular instalada ao lado da rodoviária, as atendentes também usam máscaras. Para conservação dos medicamentos o ambiente é climatizado, não podem abrir as portas e janelas. "Eu não posso negar que estou apavorada. Todo dia a gente recebe notícia de gente morrendo. Enquanto o antiviral não chega aqui, a única opção é o protetor facial", desabafa a atendente Aline Queiroz.

A agricultora Francisca Freitas, a mãe dela, Maria Freitas, e a tia, Diva Gomes, também não escondem a preocupação com a gripe. Elas moram em Itapiúna e haviam acabado de chegar a Quixadá. Na viagem foram orientadas a utilizarem a máscara para se protegerem da "gripe do medo", como a doença está sendo conhecida na região.

Além da Faculdade de Educação Ciências em Letras do Sertão Central (Feclesc), o período letivo nas escolas públicas e particulares é reiniciado com atenção dobrada a qualquer sintoma de resfriado.

Mais informações: Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245 Disk Gripe A - Quixadá (88) 3414.4743

Fonte: Cidade Noticias

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA