quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coluna Cidadania e Fiscalização: A Policlinica e o campo do Cirão

Os desportistas icoenses perderam em definitivo o Campo do Chicola que se transformou no campo do Cirão. Esta não é a primeira perda que o esporte icoense vem sentindo nos últimos anos. Para não me tornar trágico devo argumentar o que penso sobre o assunto. Quando foi destruída a área de atletismo do Largo do Rosário, onde se realizavam competições esportivas diversas, aceitamos por acreditar que a Praça que lá se construiu, inclusive mantendo uma quadra de salão e outra de areia, seria importante para a urbanização da cidade e também para a valorização do espaço do Rosário. Entretanto acreditávamos que outra praça esportiva de atletismo iria surgir. Nada aconteceu e hoje Icó não tem um espaço adequado para realizar competições olímpicas, conseqüentemente também não poderá formar um atleta deste nível. Entre os vários campos que desapareceram o que mais nos emociona e nos revolta é o Cirão. Único campo ainda restante dentro da cidade e onde se realizam treinos e competições constantemente.

A Policlínica tem importância significativa para a população icoense e todos nós devemos agradecer ao governo do estado por esta construção, mas sua localização ideal seria ao lado do Hospital Regional onde o ex-prefeito Neto Nunes doou e vendeu, de forma irregular, vários terrenos que ainda estão tramitando na justiça. Seria uma boa forma de se redimir se o hoje deputado tivesse destinado a clínica para lá, pois além de ficar no centro de saúde, também ocuparia um lugar público, com escritura pública em nome do município e deixaria o campo do Cirão intacto para a continuidade das práticas esportivas dos atletas icoenses.

Nesta história o que há de pior é que o campo desapareceu e outro não surgirá. Nem mesmo o estádio municipal, de tão grande importância para milhares de pessoas que praticam e que gostam do futebol recebe qualquer atenção dos administradores. Todos prometem reformá-lo, melhorá-lo, gramá-lo, iluminá-lo, mas tempo passa e nada acontece. Os atletas icoenses e a população estão sendo sempre enganados com falsas promessas. Até mesmo o deputado Eunício Oliveira enganou os atletas que nele acreditam e nele votaram pela reforma do estádio.

O prefeito Marcos Nunes também já fez sua promessa. Colocou no plano de governo e agora anda com um projeto em baixo do braço. Prefeito, se você fizer a reforma do estádio e construir um campo para substituir o Cirão, nós atletas e amantes do futebol lhe daremos parabéns e reconheceremos sua obra, mas não venha com nova enganação, porque já fomos enganados demais.

O Cirão está sendo ocupado pela Polciclinica e pelo CEO. Estas obras poderão salvar vidas, mas o campo do Cirão vinha salvando vidas de há muito tempo, pois o esporte é fonte de saúde e retira os jovens da vadiagem e das drogas. Investir no esporte é criar uma população saudável e apostar que no futuro algum campeão possa representar a cidade do Icó com orgulho de ter sido apoiado em sua escalada para vencer na vida.

O Forró diverte e cria viciados em álcool e noitadas. O esporte diverte e cria viciados em saúde e bons costumes. Prefeito, nosso parecer é que diminua o dinheiro gasto com festas de forró e aumente o dinheiro gasto com esporte, arte e cultura. O município ganhará com isto e os atletas agradecerão.

Texto escrito por Flamarion Pereira (Jornal Folha do Salgado)

Fonte: Icó é Notícia

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA