terça-feira, 11 de agosto de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Saúde ganha a primeira ambulância pediátrica de sua história

A secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte recebeu uma Chevrolet Montana 0 km que se constitui na primeira ambulância pediátrica do município. O veículo atuará junto aos hospitais Maria Amélia Bezerra (antigo PSIC) e São Lucas e foi entregue na tarde desta segunda-feira pelo vice-prefeito José Roberto Celestino e o Secretário de Saúde, Giovani Sampaio. Outras duas ambulâncias, segundo foi dito na solenidade, já estão a caminho do município.

Segundo Giovani, são duas S-10 adquiridas pelo prefeito Manoel Santana com recursos próprios as quais elevarão o número de ambulâncias da rede municipal de saúde para sete ao todo. Todavia, ele quer mais e pretende ver outras três à disposição dos pacientes juazeirenses até o final do ano. O secretário chama a atenção para o fato desses veículos estarem sendo adquiridos somente com o dinheiro que vem sendo economizado pela saúde nos gastos com combustíveis.

Juazeiro já possui uma moderna UTI Móvel e o município pretende adquirir outra dentre os veículos que fazem parte do planejamento até o final de 2009. Para o vice-prefeito, José Roberto Celestino, a ambulância pediátrica é resultado de um compromisso assumido em campanha política com a saúde da criança juazeirense. Segundo avisou, a compra do antigo Psic já tinha sido o primeiro passo neste sentido. A frota da rede municipal está sendo incrementada e Giovani quer racionalizar o uso.

Ele chama a atenção para o fato de, vez por outra, ambulâncias do município estarem recolhendo vítimas de acidentes nas ruas quando não é o seu papel. Segundo observa, o pessoal não é treinado para isso e nem os veículos possuem pranchas fixas, coletes e outros equipamentos. “As nossas ambulâncias devem estar a serviço do transporte de pacientes de uma unidade hospitalar para outra ou ainda apanhar alguém com enfermidade mais grave em sua residência”, explica.

SAMU - Outro detalhe é que os hospitais ficam descobertos quando uma dessas ambulâncias sai para resgatar acidentados em vias públicas com pessoal não especializado. Para o socorro de urgência nas ruas entra o papel do Estado com as viaturas do Corpo de Bombeiros e que ostentam, inclusive, convênio de parceria com a secretaria de saúde do município. Como estão um tanto sucateadas, resta a esperança na implantação do SAMU do Governo Federal que pode ocorrer até o final deste ano.

O secretário Giovani Sampaio informou que está lutando para agilizar esse processo, enquanto o município e o estado cuidam dos acidentados. Segundo adiantou, a previsão é de quatro ambulâncias do SAMU e um total de 20 médicos para atender ao triângulo Crajubar. Quando um veículo desses vai ao local do acidente já segue junto com um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem levando consigo maiores chances de sobrevivência das vítimas.

Fotos: Cícero Valério

Fonte: Miséria

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA