terça-feira, 11 de agosto de 2009

Crato - CE: Escolas interditam bebedouros

Mesmo não tendo sido registrado nenhum caso da gripe A (H1N1), conhecida como "gripe suína", no Cariri, a rede de saúde pública da região está tomando providências para combate uma eventual pandemia. A Coordenadoria Regional de Saúde está distribuindo panfletos com as secretarias municipais com orientações sobre os sintomas e medidas preventivas. Segundo o comunicado, "as pessoas infectadas pelo vírus H1N1 devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições.

Outra recomendação importante é proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções e não compartilhar objetos". A rede particular de ensino também está preocupada com a doença. O Colégio Pequeno Príncipe, com 1.200 alunos, interditou o bebedouro coletivo e orientou que os estudantes levassem água de casa. Além dessa recomendação, foi entregue um ofício com orientações sobre alimentação com o objetivo de reforçar o sistema imunológico.

A coordenadora Regional de Saúde, Maria de Lourdes Alencar, informou que somente dois hospitais públicos estão preparados para receber eventuais pacientes: o São Vicente de Paulo, de Barbalha, e o São Francisco, do Crato. Os pacientes suspeitos devem ser notificados. Até agora, só foi registrado um caso de suspeição, mas descartado.

Os estabelecimentos de ensino da região estão sendo orientados a interditar os bebedouros coletivos e evitar concentrações. O Colégio Pequeno Príncipe suspendeu as comemorações do Dia do Estudante, que transcorre hoje. A direção preferiu dar folga aos seus alunos.

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede-18) está repassando para as escolas dos 13 municípios que pertencem à região administrativa do Crato informações básicas sobre a doença, modos de transmissão e medidas preventivas para diminuir a propagação do vírus. Uma delas, segundo a representante da Crede, Glória Brito, é a interdição dos bebedouros coletivos.

Está sendo recomendado que o aluno tome, pelo menos, meio litro de água por dia. Se tiver resfriado, não deve tomar leite. Usar e abusar do iogurte natural, colocar bastante cebola e alho na alimentação. Consumir alimentos ricos em caroteno como cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida e espinafre crus. Além de consumo de alimentos ricos em zinco: fígado de boi, bacalhau, abóbora e sardinha.

Fonte: DN

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA