sábado, 1 de agosto de 2009

Morada Nova - Cidade comemora 133 anos de criação Agosto

Morada Nova/CE. O município comemora, amanhã, seu aniversário de 133 anos de criação. A festa de comemoração será realizada na Praça Matriz, a partir das 20h, e contará com as bandas Bota para Moer, João Bandeira Júnior, entre outros. O público estimado para o evento é de 10 mil pessoas.

Conhecida como Terra do Vaqueiro, Morada Nova se destaca no recorte geográfico do Ceará por suas fontes de águas naturais. Uma dessas fontes é a do Rio Banabuiú. Localizada a 144km da Capital cearense, o município possui 63.296 habitantes, e está situado em uma área que antes pertencia aos índios Potiguara.

O nome Morada Nova é uma referência a uma fazenda de propriedade do alferes José de Fontes Pereira de Almeida. Este, inclusive, foi quem determinou o local onde seria posteriormente construída uma capela em louvor do Divino Espírito Santo, em 1831, em torno da qual se desenvolveu o então distrito de Morada Nova.

Talvez pela sua formação original, o município possua uma população tão ligada às tradições religiosas. Prova disso é que o principal evento da região é a Festa do Padroeiro, que é o próprio Divino Espírito Santo, realizada em maio. As raízes sertanejas são outro destaque. O município é conhecido por suas vaquejadas e pela tradicional Festa do Vaqueiro, realizada em junho, e que já está em sua 65ª edição de realização.

Fonte: Quixadá é Notícia(Diário do Nordeste).

*********************************************

2 comentários:

  1. OI NACI AI MAS NUNCA SOUBE DESA HISTORIA TAO BONITA.E QUANDO FALA EM FESTA DO DIVINO. QUE SALDADE!HOJE MORO NO ESTADO DE SAO PALO A 15 ANOS MAS NAO ESQUECI DAI NENHO SO MINUTO

    ResponderExcluir
  2. morada nova terra boa eu sou de morada nova
    mais moro em santos sp ha 7 anos mais não esquesor da minha terinha não que saudade da minha querida morada nova.

    ResponderExcluir

COMENTE ESSA MATÉRIA