segunda-feira, 13 de julho de 2009

Motoqueiro sem capacete entra na traseira de um caminhão e morre na hora

Granja/CE:

As 18h30min do último sábado, dia 11 de julho de 2009, o motoqueiro sem capacete, Manoel Sabino Chavier, 33anos, casado, residia na Rua Maestro Silo Siarlém, na cidade de Granja, bateu na traseira de um caminhão que estava estacionado na CE que liga Granja a Parazinho, o motoqueiro trafegava em alta velocidade e estava sem capacete, teve morte instantânea.

O Corpo do Manoel Sabino foi transladado para o IML de Sobral e foi liberado da manhã de domingo di 12/07/09 para sepultamento.

-------------------------------------------------------------

Viatura da polícia capota em Fortaleza

"Uma viatura da polícia capotou, neste domingo (12) pela manhã, na avenida Perimetral, em Fortaleza.

O acidente aconteceu por volta das 9 horas, a viatura da 2ª Companhia do 5º Batalhão seguia pela avenida para atender uma ocorrência, quando freou bruscamente e capotou.

Dos três policiais que estavam na viatura, apenas um soldado ficou levemente ferido na cabeça e foi socorrido ao Instituto Doutor José Frota (IJF)."

-------------------------------------------------------------

Dois óbitos numa colisão moto com moto na CE que liga Sobral a cidade de Massapê

Ás 04h15min da manhã de ontem(12/07) na CE que liga Sobral a cidade de Massapê, um grave acidente de trânsito, uma colisão moto com moto deixou saldo negativo de dois óbitos e uma pessoa hospitalizada.

Perdeu a vida nesse acidente. Sanatiel Silva Medeiros, 26 anos, Vigia, Sobralense, filho de Samuel Farias de Medeiros e Fátima Gadelha da Silva, residia á Rua, Pedro Mendes Carneiro, bairro expectativa,conduzia uma moto Honda CG 150, cor vermelha de placa HXE 8026 Sobral. A passageira do Sanatiel foi socorrida para o hospital de Massapê.

A outra vítima, José Gerardo Prado de Oliveira,29 anos,solteiro estudante residia na rua nova, sinhá Sabóia,Sobral.pilotava uma moto Honda XR 200 de placa HUR 1645,morreu no local do acidente. o corpo do José Prado foi levdo tambem para o IML de Sobral.

-------------------------------------------------------------

Ronda do Quarteirão sob investigação sigilosa

Noite em Caucaia. Turno C (das dez da noite às seis da manhã) de um plantão policial. Uma Hilux do Ronda do Quarteirão está parada em local ermo. Não há casas nas proximidades, a iluminação do lugar é precária e nenhum carro vem ou vai. Dentro da viatura refrigerada, um soldado troca carícias, beijos e gemidos com uma garota. De repente, o toque do telefone os interrompe. É o celular da moça. Depois de algumas desculpas e respostas monossilábicas, e após desligar o telefone, ela se aperreia: "É meu marido!"

Incontinente o idílio se desfaz e, rapidamente, a viatura retorna para um dos bairros de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A garota desce em um local que não dá na vista alheia. E em seguida um outro militar, deixado em um bar para não atrapalhar o affair, reembarca na Hilux. “Tu num tem medo de morrer, não, macho?”. Escutam-se risos e os dois retomam o patrulhamento da área. A equipe do Ronda é composta por três militares. Curiosamente, neste caso, não se tem notícia do terceiro.

A narrativa, registrada no áudio do próprio veículo, é enredo de uma das 210 denúncias que estão sendo investigadas contra policiais do Ronda do Quarteirão desde o começo deste ano. Na Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará há uma pilha de processos. Alguns casos já foram comprovados através de fotos, áudios e vídeos. Como a história dos policiais vândalos que destruíram criminosamente equipamentos mecânicos e de informática instalados nas modernas picapes. A tecnologia adquirida como aliada do trabalho policial está sendo avariada. Sabotagem utilizada para encobrir crimes dos militares.

Além da viatura que se transformou em motel e da destruição de equipamentos, há ainda registro de supostas extorsões, cerca de 90 notícias sobre violação de direitos do cidadão - espancamentos, torturas, abusos de poder, invasão de domicílio. Justamente as práticas nefastas e viciadas que o Governo tenta banir através do Ronda.

A enxurrada de denúncias contra o Ronda do Quarteirão, principal aposta na área da segurança pública do Governo Cid Gomes (PSB) e que contou com a boa aceitação da população, causou ira em Cid e uma saia justa na Corregedoria. A cúpula do governo convocou às pressas, há dois meses, o corregedor-geral José Armando da Costa. Impossibilitado, alegando problema de agenda, Armando enviou uma delegada-corregedora.

No Palácio Iracema, perguntou-se à delegada se o Ronda já teria alcançado patamares como o da polícia canadense, exemplo de eficiência e civilidade. Ironia. Na indagação, estava embutida a indignação com a morosidade da Corregedoria em apurar denúncias de desvios da conduta de policiais. Em especial, acusações contra os integrantes do Ronda. Quase nenhuma das 210 denúncias eram do conhecimento do Corregedor-Geral. Um primeiro escalão do Palácio Iracema sacou para a delegada-corregedora um dossiê de irregularidades e supostos crimes cometidos por homens do Ronda.

O relatório, inédito para a Corregedoria-Geral, é parte de uma estratégia de Cid Gomes para aferir o desempenho do projeto que foi notícia nacional e chamou atenção dos governos da Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Cid contratou uma empresa para fazer uma pesquisa bimestral, qualitativa e quantitativa, sobre a atuação de sua “polícia cidadã”. Uma promessa de campanha decisiva para sua eleição em 2006 e trunfo para 2010. O resultado da investigação não foi dos melhores para o batalhão diferenciado, que tem contingente de 1.551 policiais e que está nas ruas há apenas um ano e oito meses, desde 22 de novembro de 2007.

O Palácio Iracema exigiu punições exemplares para quem cometeu desvio. Dos 210 processos, três já resultaram em expulsões de três policiais. É fato que o percentual de denúncias pode ser considerado pontual em relação ao número de policiais. Porém, além da lentidão da Corregedoria, o silêncio da tropa preocupa pela conivência e omissão. O certo é que a conversa entre o emissário do governador e a delegada-corregedora não seguiu confortável. Ficou o recado para que a Corregedoria caísse em si e agisse para evitar que vá por água abaixo um dos melhores programas do governo, tão caro também ao cidadão.

Fonte: Sobral Portal de Notícias

*********************************************