quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Câmeras registram violência em assaltos a ônibus em Fortaleza

Empresas de ônibus tentam prevenir os assaltos. Boa parte da frota da cidade passou a circular com câmeras.

As imagens dos assaltos são impressionantes. Algumas, gravadas pela câmera do ônibus, mostram o motorista sendo ameaçado com um facão. O assaltante encosta a arma no pescoço e na cabeça da vítima. Cenas de terror que duram menos de dois minutos. Depois, os assaltantes fugiram.

Em outro assalto um casal entra no ônibus armado com um revólver. Um dos passageiros reage e domina um dos assaltantes, que foi preso em flagrante.

O cobrador Ailton Lopes já foi assaltado quatro vezes. Ficou sob a mira de revólver e faca: “Como sempre eles chegam de forma mais ativa. Nessa hora tem que manter a tranquilidade, por mais que seja uma situação difícil”.

O medo dos passageiros começa antes mesmo do embarque, ainda na parada do ônibus.

“Ficamos apavorados, mas sem saber o que fazer”, conta uma senhora.

Em uma sala, os fiscais têm o controle de mais de 200 carros que circulam pela capital. Pelo rastreamento, ficam sabendo a localização exata do ônibus. Em caso de perigo um sinal vermelho aparece na tela dos computadores.

No momento em que gravávamos esta reportagem, um ônibus deu sinal de alerta. Na mesma hora o fiscal acionou a polícia. Momentos depois a empresa é informada de que o alerta era apenas um passageiro suspeito.

Dos ônibus que circulam em Fortaleza, 90% têm câmeras e GPS - o localizador via satélite. As empresas investiram R$ 3 milhões em segurança nos últimos anos. Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus, a violência dentro dos transportes coletivos diminuiu 50% nos últimos quatro anos.

"Os assaltos vêm caindo. Em alguns momentos têm espasmos de retorno. Hoje a população já vem deixando de trazer dinheiro para dentro do ônibus para trazer cartão. O cartão eletrônico traz essa segurança", compara o diretor do Sindicato dos Ônibus de Fortaleza Dimas Barreira.

Fonte: Bom Dia Brasil

**********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA