segunda-feira, 3 de maio de 2010

FERIDA,ONÇA SUÇUARUNA, É CAPTURADA NA CE-241 TRECHO ALCÂNTARAS-SOBRAL

Por Edilson Angelo

O animal foi capturado na localidade de sítio Algodões nas proximidades da CE-241, trecho Alcântaras-Sobral, a Polícia Ambiental foi chamada ao local para resgatar o animal

Curiosos e ambientalistas percorreram durante todo o dia de domingo 02/05 para ver o animal que se tratava de um filhote de onça parda do tipo Suçuarana capturado no último fim de semana. Entre os curiosos que estiveram no local o secretário de Agricultura Francisco Eneudo e o prefeito interino Antônio Marcos que se encarregaram de ligar para a Companhia de Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate.

A onça foi capturada pelo agricultora Benedito Braga na localidade de sítio Algodões zona rural do município de Alcântaras, ao passar pela a estrada o agricultor encontrou o animal que aparentemente estava ferido e não oferecia perigo. Pela análise preliminar das características apresentadas, o filhote teria cerca de 6 meses a um ano de idade.

O animal foi resgatado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental do Ceará (CPMA) onde foi levado os procedimentos de atendimentos em Sobral, para depois de tratado ser devolvido a seu habitar natural. A Suçuarana é também conhecida como onça parda ou onça vermelha.

Conheça mais:

Comprimento médio: Regiões frias: machos, 1,50 m (mais 75 cm de cauda), fêmeas, 1,35 m (mais 65 cm de cauda). Altura média: 70 cm.

Regiões quentes: machos, 1,20 m (mais 60 cm de cauda), fêmeas 1,00 m (mais 50 cm de cauda). Altura média: 60 cm.

Massa média: Regiões frias: machos 75 kg (-1), fêmeas 50 kg (-3); Regiões quentes: machos 50 kg (-3), fêmeas 35 kg (-4½). Na primeira imagem, mesmo sem poder atacar,ao ser pertubada, o felino se posiçionou ao seu estilo de ataque.

Fonte: Blog Visão Norte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA