quinta-feira, 6 de maio de 2010

Registro Civil a recém-nascidos é implantado no Hospital Regional de Iguatu

O Registro Civil de Nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. E pensando nisso, a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR, implantou no último dia 30 de abril, no Hospital Regional de Iguatu, esse importante serviço, que vai possibilitar o registro civil de recém-nascidos ainda dentro da unidade hospitalar.

Como funciona 
As mães e acompanhantes já são informadas sobre o serviço no ato da internação. “Com um protocolo, a equipe do hospital faz a orientação sobre os documentos necessários para o registro das crianças - certidão de casamento civil dos pais, e ou certidão de nascimento de ambos, no caso de serem solteiros", explica o secretário de saúde, Joab Soares (foto).

O protocolo é entregue ao funcionário do cartório que mantém a parceria, o qual adota todas as medidas necessárias no sentido de expedir as certidões, que são entregues, geralmente no mesmo dia, com exceção dos sábados e domingos. Neste caso, a certidão só será entregue na segunda-feira.

Desafio 
No Brasil ainda existem milhares pessoas sem esse documento, fundamental para se ter acesso à escola, à saúde, à justiça, aos programas sociais e políticas públicas, e até para obter a Carteira de Identidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro ano de vida dos brasileiros, 12,7% (409 mil pessoas) não são registrados. A situação torna-se mais aguda nos Estados das regiões Norte e Nordeste. Em Roraima, a taxa chega a 42,8% - a maior do país. No Piauí, é de 33,7%; e em Alagoas é de 31,6%.

Fonte: Iguatu Notícias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESSA MATÉRIA