quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ceará ocupa segundo lugar no ranking nacional de câncer de pênis

Ceará ocupa segundo lugar no ranking nacional de câncer de pênis

O câncer de pênis no Cariri é preocupante e vem se tornando comum no Ceará que já ocupa a segunda colocação no ranking nacional, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. O medico urologista cratense, Marcelo Pierre, que atende no Centro de Vacinação do Cariri a rua Tristão Gonçalves 536, conta que só neste ano de 2009 já fez três amputações de pênis com câncer no Crato. Duas em pacientes locais e uma da zona rural de Santana do Cariri. TEC O medico adverte que qualquer ferimento no órgão deve ser examinado pelo especialista que adotará um tratamento medicamentoso e se persistir o problema por mais de quatro semanas, a lesão deverá ser biopsiada.

O medico cirurgião e urologista Roberio Alencar que atende em sua clinica na rua Padre Cícero 423 em Juazeiro do Norte, disse que já fez três amputações de pênis com câncer este ano no hospital de fraturas em Juazeiro do Norte.

Conforme informações da direção do hospital São Vicente de Paulo em Barbalha, referencia no tratamento do câncer no Cariri, nos anos de 2008 e 2009 não houve nenhum registro de amputação de pênis, apenas tratamento clinico.

Segundo o medico Lucio Flavio Gonzaga Silva do serviço de câncer urológico do hospital do câncer de Fortaleza, há registros de pelo menos dois a três novos casos da doença no Ceará todos os meses e cada vez mais vem se tornando comum em nosso Estado com alto risco de mortalidade. Diz o medico que, a cada cem pacientes com esse tipo de câncer, setenta e cinco têm fimose e todos têm maus hábitos de higiene.

As causas que levam ao câncer de pênis não são, ainda, completamente conhecidas. O diagnóstico é feito através de biopsia analisada por um patologista. O tratamento é decidido pelo medico em função de seu estágio que pode ser tratado com medicamentos aplicados no pênis até a amputação parcial ou total do órgão, dependendo do tamanho do tumor e da infiltração da doença.

A Sociedade Brasileira de Urologia ( SBU ) estima que mais de três milhões de homens tenham câncer de pênis no Brasil. Em São Paulo, maior população do País, concentra-se o maior numero de casos com 24,26 por cento e em segundo lugar no ranking nacional está o Ceará com 12,87 por cento. O Estado do Maranhão vem em terceira posição com 10,66 por cento. A doença geralmente acomete homens com mais de 46 anos e um dos sinais é a presença de ferida na glande que, geralmente é indolor e diferentemente das principais Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DSTs ) como herpes, sífilis e gonorréia.

A maior incidência mundial da doença é encontrada na índia com taxas de 3,32 casos a cada cem mil habitantes e a menor está entre os Judeus nascidos em Israel com taxas próximas a zero. Já nos Estados Unidos a incidência é de apenas 0,2 casos para cada cem mil habitantes.

-------------------------------------------------------------

Polícia apreende CDs DVDs piratas em Sobral

A Polícia Civil de Sobral efetuou na tarde de ontem no centro de Sobral a apreensão de 3 mil CDs e DVDs piratas. Os produtos foram encontrados numa mini-fábrica que vinha funcionando de forma clandestina na rua Estanislau Frota.

A Polícia prendeu dois acusado na pratica desse delito:Francisco Adil Silva , procedente da cidade de Itapaje e Antonio Carlos Lima procedente da cidade de Itapipoca, foram presas e encaminhadas a DRPC.

Fonte: Sobral Portal de Notícias

*********************************************