segunda-feira, 20 de julho de 2009

Polícia investiga novo derrame de notas falsas

Somente no fim de semana, duas pessoas foram detidas com cédulas "frias", uma na Capital e outra no Litoral.

Um derrame de dinheiro falso na Capital e municípios litorâneos próximos de Fortaleza está sendo investigado pelas polícias Civil e Federal no Ceará. Durante o fim de semana, pelo menos, duas pessoas foram detidas, em flagrante, quando tentavam passar dinheiro falsificado. Um dos casos ocorreu em Fortaleza e o segundo, na Praia da Lagoinha, em Paraipaba, no Litoral Oeste do Estado (a 92Km de Fortaleza).

Para a Polícia, ainda não há indicativos de que apenas uma quadrilha esteja agindo no Ceará. As prisões que vêm ocorrendo nas últimas semanas apontam ações de grupos diferentes. O derrame atinge, principalmente, o comércio varejista e a economia informal.

Um dos casos foi registrado na noite de sábado, quando policiais do destacamento da PM de Paraipaba foram informados de que, durante as festividades da 19ª Regata da Lagoinha - evento que levou centenas de pessoas àquele ponto do Litoral - uma quadrilha estaria espalhando dinheiro falso.

Logo, os PMs saíram em busca de encontrar os suspeitos. Um casal, procedente de Fortaleza, passou a ser procurado em meios aos nativos e turistas. Nas buscas, a Polícia acabou localizando uma jovem, de 20 anos, com uma sacola onde havia dezenas de cédulas falsas de cinco, dez e 50 reais.

Em circulação

A garota presa, identificada como Francília Ribeiro dos Santo, foi abordada pela patrulha comandada pelo cabo PM Washington, confessou que havia saído de Fortaleza com o namorado, chamado Douglas, para tentar trocar o dinheiro falso. Na contagem feita pelos policiais no destacamento da PM foi constatado que o casal estavam com R$ 980,00. Outra parte do dinheiro já havia entrado em circulação.

Segundo o comandante do destacamento, cabo Marcos Sousa, a jovem foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal na Capital.

Antes, Francília disse que ela e o namorado moram no Centro de Fortaleza. Detalhes de como o dinheiro falsificado foi produzido foram repassados pela PM à Polícia Federal. Ainda na madrugada de ontem, Francília foi autuada em flagrante delito na PF. O namorado dela fugiu.

Em outra ocorrência, desta vez em Fortaleza, policiais militares prenderam um homem na Avenida Coronel Carvalho, na Barra do Ceará (Zona Oeste da Capital), com várias cédulas de R$ 10,00. O acusado foi encaminhado ao plantão do 7º DP (Pirambu), e ali autuado com base no artigo 289 do Código Penal Brasileiro.

Tecnologia

Em várias investigações realizadas ao longo do ano passado, a Polícia Federal conseguiu prender diversas pessoas acusadas de falsificação de dinheiro. As quadrilhas têm conseguido, cada vez mais, aperfeiçoar a falsificação de moeda no Brasil.

Para tanto, os falsários recorrem ao avanço da tecnologia, utilizando scanner e impressoras de alta resolução e papéis de qualidade muito próxima do original. Outra constatação das autoridades é a de que a falsificação de dinheiro está ligada a outros crimes, principalmente ao tráfico de drogas e de armas.

FIQUE POR DENTRO

Falsificar moeda tem pena de três a 12 anos.

A falsificação de moeda está prevista no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, que define o crime como ´falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no País ou no estrangeiro´. A pena para quem comete o delito varia de três a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa. Também recebe a mesma pena quem ´por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou põe em circulação dinheiro falso´. Quem recebe de boa fé, mas faz circular, tem pena de até dois anos de prisão.

Fonte: DN

**********************************************